Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7475
Título: | A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE VOLTADA PARA O ENTENDIMENTO DO ESPECTRO AUTISTA: um olhar para dimensão do educador no CMEI José Gilberto Alves de Carvalho |
Título(s) alternativo(s): | THE IMPORTANCE OF TEACHER TRAINING TAILORED TO THE UNDERSTANDING THE AUTIST SPECTRUM: a look at the educator’s dimension at CMEI José Gilberto Alves de Carvalho |
Autor(es): | MOTA, Rita de Cassia Jaco |
Palavras-chave: | Autismo; Desafios docente; Educação especial e Inclusiva Autism; Teaching challenges; Special and Inclusive Education |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O transtorno do Espectro Autista – TEA tem sido um grande desafio para todos, principalmente para os professores, o número de pesquisas sobre o transtorno vem crescendo nas últimas décadas, existe hoje inúmeras pesquisas em relação ao autismo. O presente trabalho tem como objetivo a percepção dos desafios docente encontrados na formação continuada de professores para trabalhar com crianças Autista na Escola CMEI José Gilberto Alves de Carvalho. A formação continuada dos profissionais da educação se faz necessário para trabalhar com este público. Trata-se de um modelo de pesquisa bibliográfica, exploratório de abordagem qualitativa. Diante disto a pesquisa tem como premissa a importância da formação continuada voltada para os docentes da educação especial, garantindo os direitos proposto pela Constituição Federal de 1998 ao mencionar que a educação é um direito de todos, contribuindo para o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A formação continuada é necessária para que os docentes passem a compreender sua formação e atuação enquanto educadora inclusiva de alunos com autismo. Diante do percurso da pesquisa observa-se que ainda há um grande impasse para que a educação inclusiva e especial faça parte do cotidiano escolar. O trabalho visa averiguar as dificuldades que as professoras têm para realizar seu trabalho com crianças diagnosticadas com esse transtorno. A busca dos docentes estarem sempre se atualizando sobre os métodos de ensino para trabalhar com crianças autistas torna-se necessário para que a inclusão escolar seja efetivada. A fragilidade do cenário que se encontra a educação e os desafios, tal busca se faz relevante para promover os direitos de todos os alunos com TEA e que esses direitos sejam assegurados. |
Descrição: | Autism Spectrum Disorder - ASD has been a great challenge for everyone, especially for teachers, the number of research on the pathology has been growing in recent decades, there is now numerous research on autism. The present work aims to understand the teaching challenges encountered in the continuing education of teachers to work with Autistic children at the CMEI Gilberto Alves de Carvalho School. The continuing education of education professionals is necessary to work with this public. It is a bibliographic research model, exploratory with a qualitative approach. In view of this, the research is premised on the importance of continuing education aimed at special education teachers, guaranteeing the rights proposed by the Federal Constitution of 1998 when mentioning that education is a right for all, contributing to the process of educational inclusion of people with disabilities. deficiencies. Continuing education is necessary for teachers to understand their training and performance as an inclusive educator of students with autism. In view of the course of the research, it is observed that there is still a great impasse for inclusive and special education to be part of everyday school life. The work aims to investigate the difficulties that teachers have to carry out their work with children diagnosed with this disorder. The search for teachers to be always up to date on teaching methods to work with autistic children is necessary for school inclusion to be effective. The fragility of the education scenario and the challenges, such a search is relevant to promote the rights of all students with ASD and that these rights are ensured. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7475 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita_de_Cassia_Jaco_Mota___TCC.pdf | TCC de Graduação | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.