Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7476
Título: RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: entre Pontos e Contrapontos no CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís, CODÓ-MA
Título(s) alternativo(s): SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP: between Points and Counterpoints at CMEI Sister Flávia Maria de São Luís, CODÓ-MA
Autor(es): NOGUEIRA, Juliana Moreira
Palavras-chave: Relação família - escola;
Práticas educativas;
Participação
Relationship family-school;
Educational practices;
Participation
Data do documento: 28-Abr-2023
Editor: UFMA
Resumo: Com base no processo educacional dos estudantes, a participação da família faz-se necessária, como acompanhamento no desenvolvimento dos estudantes, demonstrando a importância dessa relação, como favorável e facilitadora do aprendizado das crianças, além de que, a parceria entre as duas instituições é significativa para evidenciar o papel que lhes são atribuídos, assim, evitando que a responsabilidade recaia somente na escola. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo geral, analisar a participação da família no desenvolvimento do educando no CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís. Além disso, busca compreender como a escola atrai a família para participar das atividades curriculares; refletir como a escola e família exercem seus papéis e analisar como vem acontecendo a participação da família na escola e suas consequências. Desse modo, quais as consequências do não acompanhamento da família no processo de aprendizagem da criança? Como questão problematizadora e norteadora da pesquisa. Esta pesquisa tem como fundamento, a pesquisa de campo, apoiada em levantamentos bibliográficos de artigos e livros conectados ao tema, como a análise qualitativa dos questionários aplicados. Logo, a pesquisa de campo, se deu no CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís, localizado na rua Antônio José Figueiredo S/N, bairro São Pedro, na cidade de Codó-MA, com professores e pais dos alunos do PRÉ-II B, no primeiro semestre de 2022. Tendo como recurso a observação e, o questionário como ferramenta de coleta de dados, aplicado aos pais e professores no turno matutino da instituição. Portanto, os dados do questionário e a observação realizada em campo, demonstraram na pesquisa que os professores e a família conhecem a importância de participar do processo de ensino dos educandos.
Descrição: Based on the students' educational process, the family's participation is necessary, as a follow-up in the students' development, demonstrating the importance of this relationship, as a favorable and facilitator of children's learning, in addition to that, the partnership between the two institutions is significant to highlight the role assigned to them, thus preventing the responsibility from falling only on the school. In this sense, the research has as general objective, to analyze the participation of the family in the development of the student in the CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís. In addition, it seeks to understand how the school attracts the family to participate in curricular activities; reflect on how the school and family play their roles and analyze how the family's participation in school and its consequences has been happening. Thus, what are the consequences of not following the family in the child's learning process? As a questioning and guiding research question. This research is based on field research, supported by bibliographic surveys of articles and books connected to the theme, as well as the qualitative analysis of the questionnaires applied. Therefore, the field research took place at the CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís, located on Rua Antônio José Figueiredo S/N, São Pedro neighborhood, in the city of Codó-MA, with teachers and parents of the students of PRE-II B, in the first half of 2022. Using observation and the questionnaire as a data collection tool, applied to parents and teachers in the morning shift of the institution. Therefore, the data from the questionnaire and the observation carried out in the field, demonstrated in the research that the teachers and the family know the importance of participating in the teaching process of the students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7476
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana_Moreira_Nogueira___TCC.pdfTCC de Graduação1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.