Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Jardson Vinicius Galvão dos-
dc.date.accessioned2024-04-19T13:40:48Z-
dc.date.available2024-04-19T13:40:48Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7477-
dc.descriptionThe present work, has as general objective, to describe the difficulties in teaching mathematics for students with SEN, the problem of the research starts from the lack of formations with the direction for the work of inclusion of students with SEN, which in turn is a field research, of a descriptive and exploratory nature, this research brings to the debate the importance of continuing education directed towards a perspective of inclusion in view of the difficulties in carrying out this process, which in turn depart from several internal factors of the systematization of education that directly affect our schools, in order to carry out the research, a bibliographical survey was carried out, from which works were read that deal directly with the research theme and also with relevant works for the construction of this debate, in this way, I bring authors such as: De Sousa (2020), Mantoan (2003), Chimentão (2009), Pais (2006), Barbosa, Gusmão, Santos (2016) Ribeiro (2007), Neves (2018), Pontes ( 2018) among others, to reach the objectives, data analysis was used in a quantitative, for this, a questionnaire was created with a total of 15 questions that were directed to the teachers of the kindergarten school Saint Vincent de Paul Kindergarten, located in the municipality of Codó-MA, through this research, it is perceived that for the inclusion process to be carried out in practice, there is a need to invest in training for the preparation of the teaching staff, and these training must be offered by the municipality and also by the school itself.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, tem como objetivo geral, descrever as dificuldades no ensino de matemática para alunos com NEE, o problema da pesquisa parte da falta de formações com o direcionamento para o trabalho de inclusão dos alunos com NEE, essa que por sua vez é uma pesquisa de campo, de cunho descritivo e exploratória, esta pesquisa, traz para o debate a importância da formação continuada direcionada para uma perspectiva de inclusão tendo em vista as dificuldades na realização desse processo que por sua vez partem de diversos fatores internos da sistematização da educação brasileira que afetam diretamente as nossas escolas, para a realização da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico do qual foram lidas obras que tratam diretamente do tema da pesquisa e também de obras relevantes para a construção desse debate, desse modo, trago autores como: De Sousa (2020), Mantoan (2003), Chimentão (2009), Pais (2006), Barbosa, Gusmão, Santos (2016) Ribeiro (2007), Neves (2018), Pontes (2018) entre outros, para se chegar nos objetivos foi utilizada a análise dos dados de forma quantitativa, para isso, foi criado um questionário com um total 15 perguntas que foram direcionadas as professoras da escola de educação infantil Jardim de Infância São Vicente de Paulo, localizada no município de Codó-MA, através desta pesquisa, perceber-se que para que o processo de inclusão seja efetivado na prática, se tem a necessidade de se investir em formações para o preparo do corpo docente, e essas formações devem ser oferecidas pelo município e também pela própria escola.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAluno;pt_BR
dc.subjectProfessor;pt_BR
dc.subjectFormação;pt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectMatemática;pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectStudent;pt_BR
dc.subjectTeacher;pt_BR
dc.subjectTeaching;pt_BR
dc.subjectInclusion;pt_BR
dc.subjectMath;pt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA JARDIM DA INFÂNCIA SÃO VICENTE DE PAULO – CODÓ - MApt_BR
dc.title.alternativeTHE CHALLENGES FOUND IN TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS IN SPECIAL EDUCATION AT KINDERGARTEN SCHOOL SÃO VICENTE DE PAULO – CODÓ - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jardson_Vinicius_Galvao_dos_Santos___TCC.pdfTCC de Graduação1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.