Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Taciane dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-19T13:45:56Z-
dc.date.available2024-04-19T13:45:56Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7478-
dc.descriptionMusic is present in several places and occasions and in the educational space it has been used by the teacher as a tool to help them better perform their pedagogical practice. Using as an approach the qualitative research based on the authors Godoy (1995); Neves (1996); Duarte (2002); Guerra (2014), aimed to investigate the importance of music in basic education, as well as to seek to understand how the learning process of children occurs through music and to identify the application of music in the classroom of basic education as well as to analyze how music is worked with the children by the teacher. Data collection took place with elementary school teachers from a public school located in the Codó Novo neighborhood in Codó - MA. It was found that music is worked in different ways by teachers, and that it is, in a certain way, present in the classroom. The teaching-learning process can occur spontaneously and satisfactorily when it is developed based on enriching pedagogical practices that mark the life of the individual and thus only occurs when the teacher decides to make that space a place of acceptance, socialization and sharing. knowledge in as many different ways as possible.pt_BR
dc.description.abstractA música está presente em vários lugares e ocasiões e no espaço educacional ela tem sido utilizada pelo professor como uma ferramenta para o auxiliar a melhor desempenhar sua prática pedagógica. Utilizando-se como abordagem a pesquisa qualitativa baseada nos autores Godoy (1995); Neves (1996); Duarte (2002); Guerra (2014), objetivou averiguar a importância da música na educação básica, como também buscar entender como ocorre o processo de aprendizagem das crianças através da música e identificar a aplicação da música na sala de aula da educação básica assim como analisar como a música é trabalhada com as crianças pelo professor. As coletas de dados ocorreram com professores do Ensino fundamental I de uma Escola pública localizada no bairro Codó Novo em Codó – MA. Averiguou-se que a música é trabalhada de formas diversificada pelos professores, e que está de certa forma, presente na sala de aula. O processo de ensino aprendizagem pode ocorrer de forma espontânea e satisfatória quando a mesma é desenvolvida com base em práticas pedagógicas enriquecedoras e que marcam a vida do indivíduo e assim só ocorre quando o professor decide fazer daquele espaço, um lugar de acolhida, socialização e compartilhamento de saberes das mais variadas formas possíveis.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMúsica;pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental I;pt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectSong;pt_BR
dc.subjectElementary School I;pt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.titleA MÚSICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓ - MApt_BR
dc.title.alternativeMUSIC AS A TEACHING METHODOLOGY IN BASIC EDUCATION IN TEACHING MUNICIPALITY OF CODÓ - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taciane_dos_Santos_Lima.pdfTCC de Graduação489,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.