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Título: TORNAR-SE PROFESSOR/A ANTIRRACISTA: EFEITOS DE UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Título(s) alternativo(s): BECOME ANTI-RACIST TEACHER: EFFECTS OF A PROJECT LITERACY AND LITERACY IN TEACHER TRAINING
Autor(es): SILVA, Luciana Rodrigues da
Palavras-chave: Formação docente;
Literatura;
Questões étnico-raciais
Teacher education;
Literature;
Ethnic-racial issues
Data do documento: 31-Mai-2023
Editor: UFMA
Resumo: Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar os efeitos do Projeto Alfabetização e Letramento na Educação Especial sobre as questões étnico-raciais na formação de alunos/as do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMA – Campus Codó. Metodologicamente, o procedimento de coleta de dados ocorreu através de questionário, contendo 15 questões (abertas), com um monitor e uma monitora do projeto, que também estão em processo de formação nesse curso. O argumento desenvolvido aqui é o de que os efeitos do projeto localizados perpassam por três planos: preenchimento de lacunas da educação básica sobre a história dos/as negros/as, ampliação da compreensão do significado de humano, ativação de desejos para produção de currículos outros para afirmar às questões étnico-raciais e entendimento de princípios pedagógicos para inclusão dessas questões no currículo. A defesa desse argumento ao longo da escrita vai ao encontro da defesa de uma educação comprometida em hospedar, defender e afirmar as diferenças e na criação de possíveis nos currículos, para fabularmos a ampliação daquilo que compreendemos como humano, e, portanto, como vidas dignas de serem vividas.
Descrição: Abstract: The purpose of this article is to describe and analyze the effects of the Literacy and Literacy Project in Special Education on ethnic-racial issues in the training of students in the Pedagogy Degree course at UFMA – Campus Codó. Methodologically, the data collection procedure took place through a questionnaire, containing 15 questions (open), with a monitor and a project monitor, who are also in the process of training in this course. The argument developed here is that the project's localized effects pervade three levels: filling gaps in basic education about the history of black people, expanding understanding of the meaning of human, activating desires for the production of other curricula to address ethnic-racial issues and understanding of pedagogical principles for including these issues in the curriculum. The defense of this argument throughout the writing is in line with the defense of an education committed to hosting, defending and affirming differences and creating possibilities in the curricula, so that we can fabulate the expansion of what we understand as human, and, therefore, as dignified lives. to be lived.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7479
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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