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Título: EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: perspectivas e desafios na Unidade Escolar Comunitária Codó Novo em Codó, Maranhão
Título(s) alternativo(s): EDUCATION AND INEQUALITY: perspectives and challenges in the Unit Codó Novo Community School in Codó, Maranhão
Autor(es): VIANA, Fernanda Vanessa Alves
Palavras-chave: Desigualdades sociais;
Ensino e Aprendizagem;
Reprodução escolar
Social Inequalities;
Teaching and Learning;
School Reproduction
Data do documento: 1-Jun-2023
Editor: UFMA
Resumo: Por meio de muitas lutas e reivindicações, a educação formal no Brasil se tornou um direito constitucional, garantido para todas as pessoas. Porém, nesta área tão fecunda que é a educação existem muitas dicotomias e divergências que se debruçam diretamente sobre os sistemas escolares. Entre muitos problemas, se destacam as desigualdades sociais, que por diversos condicionantes se acentuam através da escola. Mediante a isso, elegemos como questão de pesquisa: como ocorre a reprodução das desigualdades sociais na escola? E como questões orientadoras: como a Unidade Escolar Comunitária Codó Novo tem lidado com as questões das desigualdades sociais em seu contexto? De que forma a atuação dos docentes pode contribuir para amenizá-las? De que maneira a relação entre escola e linguagem se tornam conflitantes? Deste modo, esse artigo tem como objetivo geral compreender como ocorre a reprodução das desigualdades sociais na escola. Em consonância com ele, apresentamos como objetivos específicos: verificar os impactos da cultura escolar na vida dos estudantes; refletir sobre o papel da linguagem na produção das desigualdades sociais; descrever as perspectivas dos docentes da Unidade Escolar Comunitária Codó Novo, turno matutino, em relação aos reflexos das desigualdades sociais no processo educacional de seus alunos. Para isso, a pesquisa se estruturou em uma abordagem qualitativa, dividida em três etapas: em um primeiro momento para se apropriar das discussões, foi realizada uma revisão bibliográfica, em um segundo momento, foi feito uma pesquisa de campo com docentes que trabalhavam no turno matutino na Unidade Comunitária Codó Novo, no ano de 2022 e em seguida, após a coletada dos dados, foi feita a análise dos dados. Como instrumento metodológico para coleta de dados recorreu-se ao questionário, com um total de 20 perguntas, sendo cinco perguntas abertas para saber sobre os perfis profissionais das professoras e 15 perguntas fechadas diretamente relacionadas sobre a temática. Para verificar suas perspectivas sobre como percebem os reflexos das desigualdades sociais na vida escolar dos seus estudantes, desta forma, 10 professoras responderam o questionário. Os dados levantados por meio do questionário demostraram que as professoras se esforçam para desenvolver a aprendizagem. Porém, quando isso não ocorre, tendem a responsabilizar os próprios estudantes ou suas famílias pelas dificuldades na aprendizagem. Isso considerando que a pesquisa foi realizada em um contexto pós-pandemia, onde todos os professores estavam completamente desnorteados diante dos retrocessos ocasionados na educação, devido principalmente a vários agravantes sociais que dificultaram a continuidade dos estudos dos alunos, devido à falta de internet e a própria dificuldade dos professores em lidar com as tecnologias.
Descrição: Through many struggles and claims, formal education in Brazil has become a constitutional right, guaranteed for all people. However, in this fertile area that is education, there are many dichotomies and divergences that directly affect the school systems. Among many problems, social inequalities stand out, which, due to several conditions, are accentuated through the school. Therefore, we have chosen as a research question: how does the reproduction of social inequalities occur at school? And as guiding questions: how does the Unidade Escolar Comunitária Codó Novo deal with the issues of social inequalities in its context? In what way can the performance of the teachers contribute to mitigate them? In what way does the relationship between school and language become conflictive? Thus, this article aims to understand how the reproduction of social inequalities occurs at school. Accordingly, we present as specific objectives: to verify the impacts of school culture on students' lives; to reflect on the role of language in the production of social inequalities; to describe the perspectives of the teachers of the Unidade Escolar Comunitária Codó Novo, morning shift, regarding the reflections of social inequalities in the educational process of their students. For this, the research was structured in a qualitative approach, divided into three stages: in a first moment to appropriate the discussions, a literature review was conducted, in a second moment, a field research was conducted with teachers who worked in the morning shift at the Codó Novo Community Unit, in the year 2022 and then, after data collection, data analysis was performed. As methodological instrument for data collection it was used the questionnaire, with a total of 20 questions, being five open questions to know about the professional profiles of the teachers and 15 closed questions directly related to the theme. To verify their perspectives on how they perceive the reflection of social inequalities in the school life of their students, in this way, 10 teachers answered the questionnaire. The data collected through the questionnaire showed that the teachers make an effort to develop learning. However, when this does not occur, they tend to blame the students themselves or their families for the difficulties in learning. This considering that the research was carried out in a post-pandemic context, where all teachers were completely bewildered by the setbacks caused in education, mainly due to various social aggravating factors that made it difficult for students to continue their studies, due to the lack of internet and the teachers' own difficulty in dealing with technologies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7480
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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