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http://hdl.handle.net/123456789/7483
Título: | JOANA E SOFIA RESISTEM ÀS NORMAS DE GÊNERO: A LITERATURA INFANTIL COMO UM CURRÍCULO PARA FABULAÇÃO, CRIAÇÃO DE POSSÍVEIS E SUJEITOS OUTROS |
Título(s) alternativo(s): | JOANA AND SOFIA RESIST GENDER NORMS: LITERATURE CHILDHOOD AS A CURRICULUM FOR FABULATION, CREATION OF POSSIBLE AND OTHER SUBJECTS |
Autor(es): | VIEIRA, Anália da Silva |
Palavras-chave: | Literatura; Currículo; Gênero Literature; Curriculum; Gender |
Data do documento: | 1-Jun-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Resumo: Este artigo analisa dois livros de literatura infantil - Faca sem ponta, galinha sem pé, de Ruth Rocha e Sofia Pimenta, Futura Presidenta de Andrea Beaty, com o objetivo de problematizar como funciona as narrativas desses livros de literatura no que se refere às suas produções generificadas, procurando dar foco às resistências neles visibilizadas através das personagens principais. Com base nas contribuições pós-críticas, o artigo se fundamentou na concepção de currículo cultural não-escolar, mobilizando metodologicamente inspirações de análise do discurso foucaultiana. O argumento desenvolvido aqui é o de que as narrativas do currículo dos livros analisados colocam em evidência personagens femininas que tensionam as normas de gênero, fazendo emergir saberes de resistência para criação de possíveis outros no mundo imaginário, mas que têm efeitos naquilo que chamamos realidade, pois disputam sentidos e significados sobre ele. |
Descrição: | Abstract: This article analyzes two books of children's literature - Faca sem Ponta, Gala Sem Pé, by Ruth Rocha and Sofia Pimenta, Futura Presidenta by Andrea Beaty, with the aim of problematizing how the narratives of these literature books work in terms of the their gendered productions, seeking to focus on the resistances made visible in them through the main characters. Based on post-critical contributions, the article is based on the conception of non-school cultural curriculum, methodologically mobilizing inspirations from Foucauldian discourse analysis. The argument developed here is that the curriculum narratives of the analyzed books highlight female characters who strain gender norms, giving rise to knowledge of resistance to create possible others in the imaginary world, but which have effects on what we call reality, because they dispute senses and meanings about it. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7483 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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