Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7485
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dc.contributor.authorPEREIRA, Danielle Conceição-
dc.date.accessioned2024-04-19T14:24:13Z-
dc.date.available2024-04-19T14:24:13Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7485-
dc.descriptionGames are pedagogical resources and strong allies in the learning process, contribute to social development, stimulate imagination, providing the development of linguistic, social and cognitive skills. The methodological path was constituted from a qualitative approach, as a systematic literature review study, with the objective of identifying and describing Brazilian scientific productions, seeking to understand how the use of pedagogical games are related to the literacy process in the early years of elementary school. Once the research question was delimited, we began the search for works, using the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations as a data source. The works found denote studies that give us possibilities of actions in teaching learning, through games in the early years. It was evidenced that the games is a natural and pleasant way of learning for students, because it is a practical resource, where the child reveals his own point of view and way of thinking about the world, learns to interact with his colleagues, exchange views with other possible perspectives, improves the coordination of movements, finally, once understood its importance, is an essential pedagogical activity for the formation of concepts. The purpose of this article is to stimulate the use of games in the classroom as facilitating teaching resources, making it possible to guide literacy and literacy through this educational tool.pt_BR
dc.description.abstractOs jogos são recursos pedagógicos e fortes aliados no processo de aprendizagem, contribuem para o desenvolvimento social, estimulam a imaginação, proporcionando o desenvolvimento das habilidades linguísticas, sociais e cognitivas. O trajeto metodológico constituiu-se a partir de uma abordagem qualitativa, como um estudo de revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar e descrever produções científicas brasileiras, buscando compreender como estão relacionados o uso dos jogos pedagógicos com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Delimitada a questão de pesquisa, por seguinte, iniciamos a busca de trabalhos, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os trabalhos encontrados denotam estudos que nos dão possibilidades de ações no ensino aprendizado, por meio dos jogos nos anos iniciais. Evidenciou-se que os jogos é uma forma natural e agradável de aprendizagem para os educandos, pois é um recurso prático, onde a criança revela seu próprio ponto de vista e forma de pensar sobre o mundo, aprende a interagir com seus colegas, troca pontos de vista com outras perspectivas possíveis, melhora a coordenação de movimentos, enfim, uma vez compreendida a sua importância, é uma atividade pedagógica essencial para à formação de conceitos. O intuito deste artigo é estimular o uso de jogos em sala de aula como recursos facilitadores de ensino, possibilitando orientar a alfabetização e letramento através dessa ferramenta educativa.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectJogos;pt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGames;pt_BR
dc.subjectLiteracy;pt_BR
dc.subjectEarly Years of Elementary Schoolpt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO: NO QUE OS JOGOS PODEM CONTRIBUIR? UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICApt_BR
dc.title.alternativeLITERACY: WHAT CAN GAMES CONTRIBUTE TO? A STUDY OF SYSTEMATIC REVIEWpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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