Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7486
Título: A PRESENÇA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS PRÁTICAS DOS DOCENTES DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE CODÓ
Título(s) alternativo(s): THE PRESENCE OF STORYTELLING IN TEACHERS’ PRACTICES FROM THE PESTALOZZI DE CODÓ ASSOCIATION
Autor(es): SILVA, Lucas Paulo Carneiro da
Palavras-chave: Contação de Histórias;
Educação Especial;
Prática Pedagógica
Storytelling;
Special education;
Pedagogical Practice
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa tem como foco a contação de histórias em uma escola municipal de Educação Especial em Codó, o interesse foi perceber como essa prática está relacionada às atividades docentes. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a presença da contação de história na prática pedagógica dos (as) docentes da Associação Pestalozzi de Codó, Maranhão. Para conseguir alcançar esse objetivo, foi necessário: destacar a relevância da contação de história no processo de aprendizagem das crianças; verificar se a contação de história faz parte da rotina dos (as) professores (as); e por fim, identificar as estratégias que os professores utilizam para trabalhar a leitura em sala de aula. O trabalho está organizado em três momentos, primeiro a fundamentação teórica com base em Busatto (2006), Abramovich (2003), Tahan (1996), Sisto (2012), Lajolo (1989) entre outros; em seguida a pesquisa de campo possuindo como técnicas, observações e aplicação de um questionário aos professores do turno matutino da escola. Por fim, analisamos os dados que demonstraram a pouca utilização da literatura dentro da sala de aula. Porém, observamos que existem momentos de contação de histórias de forma coletiva para todas os alunos no pátio da escola que são organizadas a partir das datas comemorativas e também da parceria com um projeto da universidade.
Descrição: The research focuses on storytelling in a municipal school of Special Education in Codó, the interest was to understand how this practice is related to teaching activities. In this way, the general objective is to analyze the presence of storytelling in the pedagogical practice of the teachers of the Pestalozzi Association of Codó, Maranhão. In order to achieve this objective, it was necessary to: highlight the relevance of storytelling in the children's learning process; verify if storytelling is part of the teachers' routine; and finally, to identify the strategies that teachers use to work on reading in the classroom. The work is organized in three moments, first the theoretical foundation based on Busatto (2006), Abramovich (2003), Tahan (1996), Sisto (2012), Lajolo (1989) among others; then the field research having as techniques, observations and application of a questionnaire to the teachers of the morning shift of the school. Finally, we analyzed the data that demonstrated the little use of literature within the classroom. However, we observed that there are moments of collective storytelling for all students in the school yard that are organized based on commemorative dates and also in partnership with a university project.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7486
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas_Paulo_Carneiro_da_Silva.pdfTCC de Graduação1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.