Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7487
Título: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS DOCENTES DO CMEI LÉA DE CASTRO FIGUEIREDO ARCHER EM CODÓ
Título(s) alternativo(s): AFFECTIVITY IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS: PERSPECTIVES TEACHERS FROM CMEI LÉA DE CASTRO FIGUEIREDO ARCHER IN CODÓ
Autor(es): SALES, Vaniele Fontes
Palavras-chave: Afetividade;
Ensino-aprendizagem;
Práticas Pedagógicas;
Relação professor-aluno
Affectivity;
Teaching-learning;
Pedagogical Practices;
Teacher-student relationship
Data do documento: 14-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa tem como foco discutir sobre a afetividade no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Pretende demonstrar como acontece a relação de afeto no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Léa de Castro Figueiredo Archer em Codó, Maranhão. A pesquisa tem como objetivo geral investigar como ocorre a afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem no CMEI Léa de Castro F. Archer na perspectiva de seus docentes. Como objetivos específicos: discutir sobre a afetividade no contexto do ensino-aprendizagem; compreender o papel do professor no desenvolvimento afetivo com o aluno; analisar como a afetividade é desenvolvida na sala de aula no CMEI Léa de Castro F. Archer. A mesma possui abordagem qualitativa sendo iniciada com a fundamentação teórica utilizando alguns autores como Ferreira; Ribeiro (2019), Freire (2011), Medeiros (2017), Panizzi (2017), Tassoni (2013). A pesquisa de campo foi realizada no CMEI Léa de Castro F. Archer tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a cinco professoras realizado no primeiro semestre de 2023. Na análise dos dados foi possível identificar que as professoras, reconhecem que a afetividade tem grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, e que essa relação de afeto é desenvolvida através de ações partilhadas entre professores e alunos, como: respeito, confiança, comprometimento. Portanto, a partir da pesquisa realizada na escola, foi possível observar que seus docentes consideram que a afetividade deve ser desenvolvida na sala de aula e a partir dos relatos, conclui-se que as professoras fazem uso desse aspecto para contribuir com suas práticas pedagógicas.
Descrição: The research focuses on discussing the affectivity in the teaching-learning process of students. It intends to demonstrate how the relationship of affection happens in the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) Léa de Castro Figueiredo Archer in Codó, Maranhão. The research has as general objective to investigate how the affectivity between teacher and student occurs in the teaching and learning process at CMEI Léa de Castro F. Archer from the perspective of its teachers. As specific objectives: to discuss about affectivity in the context of teaching-learning; understand the role of the teacher in the affective development with the student; to analyze how affectivity is developed in the classroom at CMEI Léa de Castro F. Archer. It has a qualitative approach and starts with the theoretical foundation using some authors such as Ferreira; Ribeiro (2019), Freire (2011), Medeiros (2017), Panizzi (2017), Tassoni (2013). The field research was conducted at CMEI Léa de Castro F. Archer with a questionnaire applied to five teachers as a data collection instrument, conducted in the first semester of 2023. In the analysis of the data it was possible to identify that the teachers recognize that affectivity has great importance for the teaching and learning process, and that this relationship of affection is developed through shared actions between teachers and students, such as: respect, trust, commitment. Therefore, from the research carried out in the school, it was possible to observe that its teachers consider that affectivity should be developed in the classroom and from the reports, it is concluded that the teachers make use of this aspect to contribute to their pedagogical practices.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7487
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vaniele_Fontes_Sales.pdfTCC de Graduação550,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.