Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7488
Título: A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: perspectiva dos docentes da Associação Pestalozzi de Codó, Maranhão
Título(s) alternativo(s): CHILDREN'S LITERATURE IN SPECIAL EDUCATION: perspective of teachers at the Pestalozzi Association of Codó, Maranhão
Autor(es): SILVA, Krysman Felix da
Palavras-chave: Literatura infantil;
Educação especial;
Aprendizagem
Children's Literature;
Special education;
Learning
Data do documento: 14-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A literatura infantil contribuiu com a aprendizagem, pois desenvolve nos alunos a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e reflexivo. Nesse sentido a pesquisa tem como objetivo analisar a presença da literatura infantil na Associação Pestalozzi de Codó, Maranhão. Pretendemos verificar as atividades de leitura presente na rotina escolar, identificar como os professores trabalham com a literatura infantil em sala de aula e compreender, a partir da perspectiva dos docentes como a literatura pode favorecer a aprendizagem dos alunos da educação inclusiva. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como fundamentação teórica, autores como: Zilberman (2003), Cademartori (2010), Lenhardt e Costa (2012) entre outros. A pesquisa de campo ocorreu no segundo semestre de 2022 entre os meses de agosto a dezembro na Associação Pestalozzi, tendo como instrumento de pesquisa aplicamos um questionário e obtivemos a participação de sete docentes. Desse modo com base nos dados coletados a presente pesquisa constatou que as professoras da escola veem o livro de literatura como um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem na educação especial.
Descrição: Children's literature contributed to learning, as it develops autonomy, creativity, critical and reflective thinking in students. In this sense, the research aims to analyze the presence of children's literature in the Pestalozzi Association of Codó, Maranhão. We intend to verify the reading activities present in the school routine, identify how teachers work with children's literature in the classroom and understand, from the perspective of teachers, how literature can favor the learning of inclusive education students. The research is of a qualitative nature and is theoretically based on authors such as: Zilberman (2003), Cademartori (2010), Lenhardt and Costa (2012) among others. The field research took place in the second half of 2022 between the months of August and December at Associação Pestalozzi, using a questionnaire as a research instrument and obtaining the participation of seven professors. Thus, based on the data collected, this research found that the schoolteachers see the literature book as a great ally for the teaching and learning process in special education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7488
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Krysman_Felix_da_Silva.pdfTCC de Graduação1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.