Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7489
Título: O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR: Perspectiva de docentes de uma escola pública de Codó-Maranhão
Título(s) alternativo(s): THE PROCESS OF INCLUDING AUTISTIC CHILDREN IN REGULAR EDUCATION: Perspective of teachers at a public school in Codó-Maranhão
Autor(es): COSTA, Daniele da Silva
Palavras-chave: Autismo;
Inclusão;
Prática docente
Autism;
Inclusion;
Teaching practice
Data do documento: 18-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O foco desta pesquisa é discutir sobre o processo de inclusão de crianças autistas. A pesquisa tem como objetivo geral: analisar como acontece a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva de docentes de uma escola pública de Codó-Maranhão. Como objetivos específicos buscamos: conceitualizar o TEA, identificar os desafios do trabalho docente no processo de ensino-aprendizagem e verificar as estratégias utilizadas pelos professores para o desenvolvimento de ações pedagógicas em sala de aula com alunos autista. A pesquisa possui abordagem qualitativa, iniciando com fundamentação teórica a partir das obras de alguns autores como Silva (2012); Menezes (2012); Gomes (2020); Cunha (2017); Miranda; Filho (2012); Mantoan (2003). Em seguida, foi realizada a pesquisa de campo com docentes de um centro de educação infantil do município, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado com cinco professoras da escola que tem\ou tiveram alunos autistas em sua sala de aula. Através da análise de dados ficou evidente que são diversos os desafios que permeiam o processo de inclusão do aluno autista, na qual apesar dos benefícios e das leis que garantem os direitos desses cidadãos, a prática não é fiel a teoria, através dos relatos constatou-se que o aparato por parte do poder público ainda é escasso no que se refere a formação continuada e falta de recurso para o auxílio na sala de aula.
Descrição: The focus of this research is to discuss the process of inclusion of autistic children. The research has the general objective: to analyze how the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) happens from the perspective of teachers at a public school in Codó-Maranhão. As specific objectives, we sought to: conceptualize TEA, identify the challenges of teaching in the teaching-learning process and verify the strategies used by teachers to develop pedagogical actions in the classroom with autistic students. The research has a qualitative approach, starting with a theoretical foundation from the works of some authors such as Silva (2012); Menezes (2012); Gomes (2020); Cunha (2017); Miranda; Son (2012); Mantoan (2003). Next, field research was carried out with teachers from a child education center in the municipality, using a questionnaire applied to five teachers from the school who have/had autistic students in their classrooms as a data collection instrument. Through data analysis, it was evident that there are several challenges that permeate the process of inclusion of autistic students, in which, despite the benefits and laws that guarantee the rights of these citizens, practice is not faithful to theory, through the reports found- It is known that the apparatus on the part of the public power is still scarce with regard to continuing education and lack of resources for assistance in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7489
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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