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Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO: EFEITOS DA DESIGUALDADE NO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA
Título(s) alternativo(s): FIELD EDUCATION: EFFECTS OF INEQUALITY ON ACCESS AND REMAINING AT SCHOOL
Autor(es): SANTOS, Cardoso Sousa dos
Palavras-chave: Educação do campo;
Desigualdade;
Abandono
Rural education;
Inequality;
Abandonment
Data do documento: 21-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho busca entender os motivos que levam alunos do campo a descontinuarem seus estudos escolares. Pretende-se esclarecer quais motivos que levaram ex-alunos da escola municipal José Pinto da Silva, no povoado Boa Vista do Procópio a 54 km no município de Codó/MA, a não continuar os estudos nas séries seguintes ou até a faculdade? O trabalho tem como objetivo geral compreender as causas que levaram os ex-alunos a não permanecerem na Educação Básica em escola do campo. Tendo como objetivos específicos: apontar fatores que contribuíram para essa desistência; traçar alternativas de implantação de políticas públicas que venha contribuir com o fim das desigualdades educacionais, sociais, política e culturais no meio rural; Analisar a Educação do Campo como um espaço de identidade e de sobrevivência. Foi utilizada a pesquisa participante com abordagem qualitativa e, iniciando com fundamentação teórica em Caldart (2000, 2002, 2010), Arroyo (2007, 2011), Salomão Hage (2014), Bicalho (2017), Martins (2020) e Saviani (2016) e com base nos marcos legais Constituição Federal 1988 e Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN, 9.394, BRASIL, 1996). A pesquisa de campo foi realizada com ex-alunos da escola municipal José Pinto da Silva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a seis (6) ex-discentes. Diante da análise dos dados ficou claro que os ex-alunos como os atuais necessitam da inclusão da segunda etapa da modalidade ensino médio da Educação Básica no campo. Portanto, a partir da pesquisa realizada com os ex-alunos foi possível perceber a ausência do poder público com as populações campesinas.
Descrição: The present work seeks to understand the reasons that lead rural students to discontinue their school studies. It is intended to clarify the reasons that led former students of the municipal school José Pinto da Silva, in the village of Boa Vista do Procópio, 54 km away in the municipality of Codó/MA, not to continue their studies in the following grades or even college? The general objective of this work is to understand the causes that led former students not to remain in Basic Education in a rural school. Having as specific objectives: to point out factors that contributed to this withdrawal; outline alternatives for the implementation of public policies that will contribute to the end of educational, social, political and cultural inequalities in rural areas; Analyze Rural Education as a space of identity and survival. Participant research with a qualitative approach was used, starting with theoretical foundations in Caldart (2000, 2002, 2010), Arroyo (2007, 2011), Salomão Hage (2014), Bicalho (2017), Martins (2020) and Saviani (2016).) and based on the legal frameworks of the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Base of National Education (LDBEN, 9.394, BRASIL, 1996). Field research was carried out with former students of the José Pinto da Silva municipal school, using a questionnaire applied to six (6) former students as a data collection instrument. In view of the data analysis, it was clear that former students and current ones need the inclusion of the second stage of the secondary education modality of Basic Education in the countryside. Therefore, from the research carried out with the former students, it was possible to perceive the absence of public power with the peasant populations.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7490
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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