Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7492
Título: | DESAFIOS DE SE APRENDER A LER E A ESCREVER: reflexões docentes na Unidade Integrada Municipal Renê Bayma de Codó-MA |
Título(s) alternativo(s): | CHALLENGES OF LEARNING TO READ AND WRITE: teaching reflections in the Unit Integrated Municipal Renê Bayma in Codó-MA |
Autor(es): | SANTOS, Patricia da Silva |
Palavras-chave: | Dificuldade na Aprendizagem; Leitura e Escrita; Práticas docentes Difficulty in Learning; Reading and writing; Teaching practices |
Data do documento: | 18-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A leitura e a escrita têm uma função de destaque na organização social para a obtenção de transmissão e informações. Neste sentido, o artigo tem a finalidade de investigar quais os principais motivos das crianças apresentarem dificuldades em aprender a ler e a escrever nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos docentes da Unidade Integrada Municipal Renê Bayma de Codó-MA. Ainda, busca identificar as concepções de leitura e de escrita das professoras da escola; verificar as práticas docentes de alfabetização com as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem; e refletir sobre os desafios para trabalhar com as crianças que apresentam uma defasagem idade/ano escolar em relação a alfabetização. A pesquisa tem como orientação a abordagem qualitativa e teve como fundamentação teórica, autores como: Faria (2009); Freire (2003); Ribeiro (2006); Soares (2004) entre outros. A pesquisa de campo ocorreu no turno vespertino, durante a realização do Estágio Supervisionado na referida escola no segundo semestre de 2022. Para obtenção de dados foi utilizado como instrumentos o caderno de campo e um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicada a quatro docentes da escola. Por fim, analisamos os dados que demonstram um desafio para o processo de alfabetização, sendo posto pelas participantes da pesquisa. Observa-se que as professoras vêem a dificuldade de leitura e escrita como um desafio pedagógico importante, por sempre estarem em uma constante busca de entender o problema causador e utilizando recursos para sanar essa lacuna existente na educação. |
Descrição: | Reading and writing have a prominent role in the social organization for obtaining transmission and information. In this sense, the article aims to investigate the main reasons for children to have difficulties in learning to read and write in the early years of elementary school from the perspective of teachers at the Renê Bayma Municipal Integrated Unit in Codó-MA. Still, it seeks to identify the school teachers' conceptions of reading and writing; verify the teaching practices of literacy with children who have learning difficulties; and to reflect on the challenges of working with children who have an age/school grade gap in literacy. The research is guided by a qualitative approach and was theoretically based on authors such as: Faria (2009); Freire (2003); Ribeiro (2006); Soares (2004) among others. The field research took place in the afternoon shift, during the Supervised Internship at that school in the second half of 2022. To obtain data, the field notebook and a questionnaire with open and closed questions applied to four teachers at the school were used as instruments. . Finally, we analyzed the data that demonstrate a challenge for the literacy process, as posed by the research participants. It is observed that the teachers see the difficulty of reading and writing as an important pedagogical challenge, as they are always in a constant search to understand the causing problem and using resources to remedy this gap in education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7492 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia_da_Silva_Santos.pdf | TCC de Graduação | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.