Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RODRIGUES, Luana da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-19T15:11:58Z | - |
dc.date.available | 2024-04-19T15:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7493 | - |
dc.description | Social inequality has always been present in the educational field, but the Covid-19 pandemic further highlighted these disparities, and it is clear to see that the most affected were black students, poor people, and people from the outskirts. Thus, the guiding question of this research was to investigate how the social inequalities intensified by the pandemic impacted the teaching and learning process of the Unidade Escolar Comunitária Codó Novo in Codó/Maranhão. In this sense, the general objective was to analyze how social inequalities directly affected the teaching and learning process of students during the pandemic in the Unidade Escolar Comunitária Codó Novo. In addition, it sought to reflect on the reproduction of teaching and learning inequalities in the pandemic context, to investigate the obstacles that pervade students during remote teaching, and to identify the challenges and school strategies used by teachers during the pandemic period of COVID-19. The research has a qualitative approach with a interpretive descriptive character. At first a literature review was made, among some authors stand out: Bourdieu (2007), Arroyo (2018), Saviani (2014), Gil (2022), Gatti (2020), Pacheco (2022), Rodrigues (2022), among other authors. The field research was carried out from observations during the Supervised Internship in Elementary Education Early Years and School Management and Coordination of the Pedagogy Course of the Codó Science Center of the Federal University of Maranhão (UFMA). The instrument used to collect data was the questionnaire, which was applied to ten morning shift teachers, but only five responded. Therefore, we noticed through the teachers' testimonies that the Covid-19 pandemic aggravated even more the social inequalities, thus reflecting directly on the teaching and learning process of the students. Finally, we conclude that the lack of public policies further evidenced these inequalities during the Covid-19 pandemic. | pt_BR |
dc.description.abstract | A desigualdade social sempre esteve presente no campo educacional, mas a pandemia da Covid-19 evidenciou ainda mais essas disparidades, sendo nítido perceber que os mais atingidos foram estudantes pretos, pobres e pessoas de periferias. Dessa forma, a questão orientadora dessa pesquisa foi investigar como as desigualdades sociais intensificadas por meio da pandemia impactaram no processo de ensino e aprendizagem da Unidade Escolar Comunitária Codó Novo em Codó/Maranhão. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral analisar como as desigualdades sociais afetaram diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes durante a pandemia na Unidade Escolar Comunitária Codó Novo. Além disso, buscou refletir sobre a reprodução das desigualdades de ensino e aprendizagem no contexto pandêmico, investigar os obstáculos que perpassam os alunos durante o ensino remoto e identificar os desafios e estratégias escolares utilizadas pelas professoras no período da pandemia da COVID-19. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. A princípio foi feita uma revisão bibliográfica, dentre alguns autores se destacam: Bourdieu (2007), Arroyo (2018), Saviani (2014), Gil (2022), Gatti (2020), Pacheco (2022), Rodrigues (2022), dentre outros autores. A pesquisa de campo foi realizada a partir de observações durante o estágio Supervisionado em Ensino Fundamental Anos Iniciais e de Gestão e Coordenação Escolar do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, o mesmo foi aplicado com às dez professoras do turno matutino, porém somente cinco responderam. Portanto, percebemos através dos depoimentos das professoras que a pandemia da Covid-19 agravou ainda mais as desigualdades sociais, refletindo assim diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, tratando de estratégias podemos citar os projetos de leitura e as aulas de reforço, uma vez que essas práticas seriam favoráveis ao alunado. Por fim, concluímos que a falta de políticas públicas evidenciou ainda mais essas desigualdades durante a pandemia da Covid-19. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades sociais; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto; | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid-19; | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Social inequalities; | pt_BR |
dc.subject | Remote Learning; | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 pandemic; | pt_BR |
dc.subject | Teaching- learning process | pt_BR |
dc.title | Educação e desigualdade social em tempos de pandemia: reflexões em uma escola pública de Codó/Maranhão | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and social inequality in times of pandemic: reflections in a public school in Codó/Maranhão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana_da_Costa_Rodrigues.pdf | TCC de Graduação | 846,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.