Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIANA, Alexandra Benassuli-
dc.date.accessioned2024-04-19T15:22:29Z-
dc.date.available2024-04-19T15:22:29Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7495-
dc.descriptionLiterary reading enables the reader to have critical thinking, with early childhood education being a proper space to develop the habit of reading. From verbal and non-verbal language, through games with word sounds, storytelling and interpretation of images for the little ones. importance of literary reading in school activities to acquire the pleasure of reading, Thus, the research has as general objective to investigate the conception of literary reading of teachers in the Municipal Center of Early Childhood Education (CMEI) Sagrado Coração de Jesus in the municipality of Codó/MA. And, in addition, it has the following specific objectives: to identify the reading practices present at the CMEI Sagrado Coração de Jesus school; verify the teachers' conception of literary reading and finally analyze the activities that are being used to work on literary reading at school. Thus, the resources employed for data verification were of an investigative nature in which a theoretical foundation, field research and data analysis were used. Authors such as: Lajolo and Zilberman (2007); Martins, Brandão and Machado (1999); Paiva, Paulino and Passos (2006); Cademartori (2010); Baldi (2009); Flick (2009) among other theorists. The observation took place in the Pre-II class at CMEI Sagrado Coração de Jesus, in the morning shift, in the second half of 2019, as a research instrument, a questionnaire was applied to 10 CMEI teachers. Finally, with the application of the questionnaire and the observations made, it was verified that there was the presence of literary reading through the use of literary books, didactics, storytelling, projects, among others. However, it was observed that the actions were not part of the teachers' daily routine and often, the schooling of the literary text happened inappropriately when carrying out a systematic work of literacy in early childhood education.pt_BR
dc.description.abstractA leitura literária capacita o leitor a ter o pensamento crítico, sendo a educação infantil um espaço próprio para desenvolver o hábito de leitura. A partir da linguagem verbal e não verbal, através de brincadeiras com sons das palavras, contações de histórias e na interpretação de imagens para os pequenos. importância da leitura literária nas atividades escolar para adquirir o prazer pela leitura, Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral investigar a concepção da leitura literária dos docentes no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sagrado Coração de Jesus no município de Codó/MA. E, além disso, tem como objetivos específicos: identificar as práticas de leitura presentes na escola CMEI Sagrado Coração de Jesus; verificar a concepção de leitura literária dos docentes e por fim analisar as atividades que estão sendo empregadas para trabalhar a leitura literária na escola. Desse modo, os recursos empregados para a apuração dos dados foram de caráter investigativo na qual foram utilizadas uma fundamentação teórica, a pesquisa de campo e a análise dos dados. Se destacaram os autores, como: Lajolo e Zilberman (2007); Martins, Brandão e Machado (1999); Paiva, Paulino e Passos (2006); Cademartori (2010); Baldi (2009); Flick (2009) entre outros teóricos. A observação ocorreu na turma do Pré-II na CMEI Sagrado Coração de Jesus, no turno matutino, no segundo semestre do ano de 2019, como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário a 10 professoras do CMEI. Enfim, com a aplicação do questionário e as observações realizadas, foi constatado que houve a presença da leitura literária através com a utilização de livros literários, didáticos, contação de histórias, projetos, entre outros. Porém, observou-se que as ações não faziam parte da rotina diária das professoras e muitas vezes, a escolarização do texto literário acontecia inadequadamente ao se realizar um trabalho sistemático da alfabetização na educação infantil.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLiteratura Infantil;pt_BR
dc.subjectLeitura Literária;pt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectChildren's Literature;pt_BR
dc.subjectLiterary Reading;pt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.titleA PRESENÇA DA LEITURA LITERÁRIA NO CMEI SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternativeTHE PRESENCE OF LITERARY READING AT CMEI SACRED HEART OF JESUS IN THE MUNICIPALITY OF CODÓ, MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandra_Benassuli_Viana.pdfTCC de Graduação1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.