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http://hdl.handle.net/123456789/7497
Título: | OS ESPAÇOS DE LEITURA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CODÓ: reflexões dos espaços, organização dos acervos e rotinas de leitura |
Título(s) alternativo(s): | THE READING SPACES OF THE MUNICIPAL SCHOOLS OF CODO: reflections of spaces, organization of collections and reading routines |
Autor(es): | SOUSA, Ana Valéria de Oliveira |
Palavras-chave: | Biblioteca Escolar; Sala de Leitura; Rotina de Leitura School Library; Reading room; Reading Routine |
Data do documento: | 11-Set-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A pesquisa apresenta os dados do projeto “Circuito de leitura no município de Codó, Maranhão” que buscou mapear os espaços de leitura das escolas de Codó, Maranhão. Tendo como objetivo geral: mapear os espaços de leitura das escolas municipais do ensino fundamental anos finais do município de Codó, e como específicos: conhecer os espaços físicos do local que os livros estão armazenados (biblioteca ou sala de leitura); identificar como os livros são armazenados nas salas; e, verificar se a escola propõe uma rotina literária aos alunos. Para a realização da pesquisa foi necessário aprofundar em leituras de estudiosos da área, como Barreto (2007), Fonseca (2012), Silva (2010) entre outros, além de documentos normativos como a Lei nº 12.244 (2010) que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país e o Plano Nacional de Livro e Leitura (2018). Além de realizar uma pesquisa de campo que teve como instrumento questionário com 28 questões objetivas e 01 subjetiva, respondido por gestores, vices gestores e coordenadores. Após a análise dos questionários concluímos que é 60% das escolas possui bibliotecas e que 66,7% dessas escolas os livros estão organizados em prateleiras, 20% indicaram ter uma rotina diária de leitura; 26,7% possuem uma rotina de leitura de uma vez por semana e na mesma porcentagem de três vezes na semana; 13% praticaram a leitura uma vez por mês. Vale ressaltar que 6% informaram não ter prática de leitura literária na sua rotina, assim como 7% indicar ter outra rotina. |
Descrição: | The research presents data from the project “Reading circuit in the municipality of Codó, Maranhão” which sought to map the reading spaces of schools in Codó, Maranhão. Having as a general objective: to map the reading spaces of municipal elementary schools in the final years of the municipality of Codó, and as specific objectives: to know the physical spaces of the place where the books are stored (library or reading room); identify how books are stored in rooms; and, check whether the school offers students a literary routine. To carry out the research, it was necessary to delve deeper into readings by scholars in the area, such as Barreto (2007), Fonseca (2012), Silva (2010), among others, in addition to normative documents such as Law nº 12,244 (2010) which provides for the universalization of libraries in the country's educational institutions and the National Book and Reading Plan (2018). In addition to carrying out field research that had a questionnaire as an instrument with 28 objective questions and 01 subjective, answered by managers, deputy managers and coordinators. After the analysis of the questionnaires we concluded that 60% of schools have libraries and that in 66.7% of these schools the books are organized on shelves, 20% indicated they have a daily reading routine; 26.7% have a once-a-time reading routine week and the same percentage of three times a week; 13% practiced reading once a month. It is worth mentioning that 6% reported not having literary reading practice in their routine, as well as 7% indicating they had another routine. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7497 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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