Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7504
Título: O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica: um exemplo de aplicação para o sexto ano fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): The teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in basic education: an example of application for the sixth elementary year final years
Autor(es): JESUS, Marcus Vinicius Costa de
Palavras-chave: Lei 10.639/2003;
educação antirracista;
cidadãos críticos;
História.
Law 10.639/2003;
anti-racist education;
critical Citizens;
history.
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Esta sequência didática apresenta possibilidades da prática do ensino de História e Cultura e Afro-brasileira e Africana no sexto ano do ensino fundamental. Seu objetivo geral é desenvolver práticas educacionais anti racistas nos anos finais do Ensino Fundamental através da disciplina de História. Para isso apresentamos um conjunto de Leis que regem a Educação para as relações Etnico-raciais no Brasil, especialmente a lei 10369/2003 e a Lei Federal 11.645/2008; as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de HIstória; problematizamos ainda como as múltiplas desigualdades que marcam a população negra no Brasil; e por fim, propomos uma sequência de quatro aulas a serem desenvolvidas na disciplina História para o sexto ano do ensino fundamental.
Descrição: ABSTRACT: This didactic sequence presents possibilities for the practice of teaching History and Culture and Afro-Brazilian and African in the sixth year of elementary school. Its general objective is develop anti-racist educational practices in the final years of elementary school through the discipline of History. To this end, we present a set of laws that govern the Education for ethnic-racial relations in Brazil, especially law 10369/2003 and the Law Federal 11,645/2008; the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) for the teaching HIstory; we also problematize how the multiple inequalities that mark the black population in Brazil; and finally, we propose a sequence of four classes to be developed in the History subject for the sixth year of elementary school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7504
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCUSVINICIUSCOSTADEJESUS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso395,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.