Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Victor Jurandir Pinto-
dc.date.accessioned2024-04-23T11:56:35Z-
dc.date.available2024-04-23T11:56:35Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7507-
dc.descriptionABSTRACT This work aims to develop, through the use of rap as a pedagogical element, propositions of didactic sequences for teaching History and Arts in the 9th year of elementary school, with emphasis on the episode known as “The Drum Massacre”. The didactic sequences and their respective lesson plans were constructed in accordance with the National Common Curricular Base (BNCC). In addition to being a field of academic studies in today’s society, Rap can be transformed into a pedagogical field at the service of teaching and learning, due to its ease of acceptance in communities and because it is a mark of black identity in these spaces. We sought to assist in the development of strategies aimed at overcoming racism, contributing to the implementation of Law No. 10,630/2003.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esse trabalho objetiva desenvolver, por meio da utilização do rap como elemento pedagógico, proposições de sequências didáticas para o ensino de História e Artes do 9o ano do ensino fundamental, com destaque para o episódio conhecido como “O Massacre dos Tambores”. As sequências didáticas e seus respectivos planos de aula foram construídas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de ser um campo de estudos acadêmicos da sociedade atual, o Rap pode ser transformado em campo pedagógico ao serviço do ensino e aprendizagem, pela facilidade de aceitação nas comunidades e por ser uma marca da identidade negra nesses espaços. Buscou-se auxiliar na elaboração de estratégias que visem a superação do racismo, contribuindo para a implementação da Lei no 10.630/2003.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectsequência didática;pt_BR
dc.subjectrap;pt_BR
dc.subjecthistória afro-brasileira.pt_BR
dc.subjectdidactic sequence;pt_BR
dc.subjectrap music;pt_BR
dc.subjectafro-Brazilian Historypt_BR
dc.titleO Massacre dos Tambores: rap em sequências didáticaspt_BR
dc.title.alternativeThe Drum Massacre: rap in didactic sequencespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTORJURANDIRPINTOSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.