Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7509
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dc.contributor.authorSANTOS, Alexia da Silva dos-
dc.date.accessioned2024-04-26T11:59:14Z-
dc.date.available2024-04-26T11:59:14Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7509-
dc.descriptionThe literature of twine is representant is representative of Brazilian popular culture and, mainly, of northeastern. One of its biggest and most recognized representatives is Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva). His poetic work presents strong marks of regionality and through a simple language, narrates everyday situations and common situations of the northeastern hinterland. considering these aspects, this article has as its object the poetic writing of A triste partida and Emigração, which thematize emigration from the northeast to the southeast of Brazil. Through this analysis, we aspire to answer the question, how the northeastern migrant is portrayed in the poetic discourse of A triste partida e Emigração of Patativa do Assaré? The objective of this reading is to analyze, through the discursive constitution of the image of the northeastern migrant, how the discourse of social criticism materializes in the twines. As specific objectives we intend to reconstitute the image of the northeastern migrant in the twine having as reference the concept of imaginary formation; investigate whether other discourses cross the discourse on immigration in the twine A triste Partida e Emigração; and finally, examine whether the social denouncement discourse appears in the strings. The corpus consists of two twines of Patativa do Assaré – A triste Partida and Emigração which were analyzed based on the theoretical-methodological assumptions of Discourse Analysis. Thus, this research is based in Pêcheux (2009, 2014, 2015, 2015a, 2016), Orlandi (2012, 2012a) e Brandão (2004). As we read the twines, we observed the presence of different discourses such as religious, class, patriarchal, deterministic and emigration, in passages of the twines that express beliefs and experiences lived by the migrant subject. All these discourses build a discursive web that combine in the discourse of social denunciation. In the strings, we also observe marks of interdiscursivity that show the saying with a space of discursive repetition.pt_BR
dc.description.abstractA literatura de cordel é representante da cultura popular brasileira e, principalmente, da nordestina. Um dos seus maiores e mais reconhecidos representantes é Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva). Sua obra poética apresenta fortes marcas de regionalidade e por meio de uma linguagem simples, narra situações cotidianas e comuns do sertão nordestino. Considerando esses aspectos, este trabalho tem como objeto a escrita poética de A triste partida e Emigração, que tematizam a emigração do nordestino para o sudeste do Brasil. Por meio desta análise, aspiramos responder ao questionamento, como é retratado o nordestino retirante no discurso poético de A triste partida e Emigração de Patativa do Assaré? O objetivo desta leitura é analisar, por meio da constituição discursiva da imagem do retirante nordestino, como o discurso de crítica social se materializa nos cordéis. Como objetivos específicos pretendemos reconstituir a imagem do nordestino retirante nos cordéis, tendo como referência o conceito de formação imaginária; investigar se outros discursos atravessam o discurso sobre a imigração nos cordéis A triste Partida e Emigração; e por fim examinar se o discurso de denúncia social mostra-se nos cordéis. O corpus é constituído por dois cordéis de Patativa do Assaré – A triste Partida e Emigração que foram analisados com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso. Assim, fundamentam está pesquisa Pêcheux (2009, 2014, 2015, 2015a, 2016), Orlandi (2012, 2012a) e Brandão (2004). Ao realizarmos a leitura dos cordéis, observamos a presença de diferentes discursos como o religioso, o de classe, o patriarcal, o determinista e da emigração, em passagens dos cordéis que expressam crenças e experiências vivenciadas pelo sujeito retirante. Todos esses discursos constroem uma teia discursiva que coadunam no discurso de denúncia social. Nos cordéis, também observamos marcas de interdiscursividade que mostram o dizer com um espaço de repetição discursiva.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso;pt_BR
dc.subjectLeitura;pt_BR
dc.subjectFormação imaginária;pt_BR
dc.subjectInterdiscursospt_BR
dc.subjectDiscourse Analysis;pt_BR
dc.subjectReading;pt_BR
dc.subjectImaginary Formation;pt_BR
dc.subjectInterdiscoursespt_BR
dc.titleAS TRAMAS DISCURSIVAS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO RETIRANTE EM A TRISTE PARTIDA E EMIGRAÇÃO DE PATATIVA DO ASSARÉpt_BR
dc.title.alternativeTHE DISCURSIVE PLOT IN THE CONSTITUTION OF THE WITHDRAWING SUBJECT IN THE SAD DEPARTURE AND EMIGRATION OF PATATIVA DO ASSARÉpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal

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