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Título: REPRESENTAÇÕES DA DIÁSPORA AFRICANA E A LUTA PELA LIBERDADE DO CORPO NEGRO ESCRAVIZADO NA OBRA UM DEFEITO DE COR DE ANA MARIA GONÇALVES: TRAÇANDO RESISTÊNCIAS E IDENTIDADES
Título(s) alternativo(s): REPRESENTATIONS OF THE AFRICAN DIASPORA AND THE FIGHT FOR FREEDOM OF THE BLACK BODY ENSLAVED IN THE WORK, A DEFECT OF ANA'S COLOR MARIA GONÇALVES: TRACING RESISTANCE AND IDENTITIES
Autor(es): FRAZÃO, Bruna Vitória da Silva
Palavras-chave: Diáspora negra;
Violência;
Empoderamento feminino;
Resistência;
Liberdade;
Identidade
Black Diaspora;
Violence;
Female Empowerment;
Resistance;
Freedom;
Identity
Data do documento: 9-Set-2023
Editor: UFMA
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é intitulado Um defeito de cor (2009), da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Assim, a temática geral desta pesquisa é nomeada Representações da diáspora africana e a luta pela liberdade do corpo negro escravizado na obra um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves: traçando resistências e identidades. Diante disso, guiamo-nos pela seguinte questão-problema: Como o processo histórico da diáspora africana/negra repercute no empoderamento da população negra frente a violência na obra Um defeito de cor? Para que esta investigação se concretize temos como objetivo geral: Analisar como ocorre as representações da diáspora afriacana e das lutas travadas em favor da libertação dos escravizados na obra Um defeito de cor; e como objetivos específicos: Investigar como a construção da identidade negra é retratada no romance, considerando o contexto historico da escravidão na formação da identidade dos personagens; Explorar as formas de resistência presentes na narrativa; e Evidenciar como essas estratégias de resistência influenciaram para a busca de liberdade e empoderamento dos personagens. Este trabalho tem o objetivo de analisar o romance histórico, pelo tocante do movimento diaspórico, apontando as lutas contra os diversos tipos de violência colocados contra povo negro escravizado e como estes povos resitiram a esse fato, moldando assim o empoderamento negro em especial da narradora/personagem feminina Kehindé. O referencial teórico, assim constituídos primeiramente por: Santos (2008), Hall (2003), Gomes (2019), Silva (2011), Macedo (2013), Modena (2016), Costa (1986), James (2010), Sardemberg (2012), Davis (2016), Mosedale (2005). Sendo esta uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Desta forma temos como resultado, o enfrentamento da violência imposta contra os escravizados no Brasil colonial e das diversas adversidades colocadas contra as cativas dentro do contexto histórico e social na época colonial, sendo muito bem explorado por Ana Maria Gonçalves.
Descrição: The object of study of this work is entitled A defect of color (2009), by the writer Ana Maria Gonçalves, so the general theme of this research is named Representations of the African diaspora and the struggle for freedom of the enslaved black body in the work A defect of color by Ana Maria Gonçalves: tracing resistances and identities. In view of this, we are guided by the following problem question: How does the historical process of the African / black diaspora affect the empowerment of the black population in the face of violence in the work A defect of color? In order for this investigation to be carried out, we have as general objective: To analyze how the representations of the african diaspora and the struggles waged in favor of the liberation of the enslaved in the work Um defeito de cor; and as specific objectives: To investigate how the construction of black identity is portrayed in the novel, considering the historical context of slavery in the formation of the characters' identity; Explore the forms of resistance present in the narrative; and Evidence how these resistance strategies influenced the characters' search for freedom and empowerment. This work aims to analyze the historical novel, by touching the diasporic movement, pointing out the struggles against the various types of violence placed against enslaved black people and how these peoples resisted this fact, thus shaping black empowerment especially of the female narrator/character Kehindé. The theoretical framework, thus constituted primarily by: Santos (2008), Hall (2003), Gomes (2019), Silva (2011), Macedo (2013), Modena (2016), Costa (1986), James (2010), Sardemberg (2012), Davis (2016), Mosedale (2005). This being a bibliographical research, of a qualitative nature. In this way we have as a result, the confrontation of the violence imposed against the enslaved in colonial Brazil and the various adversities placed against the captives within the historical and social context in colonial times, being very well explored by Ana Maria Gonçalves.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7510
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal

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