Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Elisangela dos Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T12:20:32Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T12:20:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7511 | - |
dc.description | The present paper approaches the manipulation of the masses through artifices of social control operated by totalitarian governments. The compilation selected for analysis are the two dystopian works 1984, by George Orwell, first published in 1949, and The Handmaid’s Tale, by Margaret Atwood, originally published in 1985. Considering that several totalitarian regimes have existed throughout history, it is common for literature to address this the meand, generally, it is the dystopian genre that does so. Based on the concept that dystopias are characterized by the presence of oppression and control, a common scenario in the works, it will be observed that such characteristics are solidified through the power relations established between the characters and the State. Therefore, the research will show the following mechanisms of social control present in the works: ideological control, discipline, panoptism or surveillance, advertisement, alteration of historical documents and violence. That said, this research will be guided by the following question: what are the social control devices used to manipulate the masses in the works 1984 and The Handmaid’s Tale? And for this investigation to materialize, the general objective is: to analyze the devices of social control used to manipulate the masses in 1984 and The Handmaid’s Tale, in addition to, specifically, explaining what are the devices of social control; exemplify how the devices of social control were used in practice during the period of totalitarian regimes; and finally, demonstrate how such devices of social control are used to manipulate the masses in the works 1984 and The Handmaid’s Tale. The current research, from the methodological point of view, is qualitative, bibliographic in nature, of a basic nature. Regarding to the point of view, the research objectives are descriptive and explanatory. And for basis the theoretical framework was constituted by: (CANDIDO, 2006); (CHAUÍ, 2008); (MANHEIM, 1986); (ALTHUSSER, 1992); (FOUCAULT, 1998 and 1999); (MACHADO, 1998 in FOUCAULT); (BENTHAM, 2008); (COELHO, 1980); (ARENDT, 1989). | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a manipulação das massas através de artifícios de controle social operados por governos totalitários. O corpus selecionado para a análise são as duas obras distópicas 1984, de George Orwell, publicada pela primeira vez em 1949, e O conto da aia, de Margaret Atwood, originalmente publicada em 1985. Tendo em vista que diversos regimes totalitários existiram no decorrer da história, é comum que a literatura aborde tal temática e, geralmente, é o gênero distópico que o faz. E a partir do conceito de que as distopias se caracterizam pela presença de opressão e controle, cenário comum nas obras, se observará que tais características se solidificam através das relações de poder estabelecidas entre os personagens e o Estado. Sendo assim, a pesquisa mostrará os seguintes mecanismos de controle social presentes nas obras: controle ideológico, disciplina, panoptismo ou vigilância, propaganda, alteração de documentos históricos e violência. Posto isto, esta pesquisa se guiará pela seguinte questão: quais são os artifícios de controle social utilizados para manipulação das massas nas obras 1984 e O conto da aia? E para que esta investigação se concretize tem-se como objetivo geral: analisar os artifícios de controle social utilizados para manipulação das massas em 1984 e O conto da aia, além de, especificamente, explicar quais são os artifícios de controle social; exemplificar como os artifícios de controle social foram usados na prática no período dos regimes totalitários; e por fim, demonstrar como tais artifícios de controle social são utilizados para manipulação das massas nas obras 1984 e O conto da aia. A pesquisa em questão, do ponto de vista metodológico, é qualitativa de caráter bibliográfico, de natureza básica. No que se refere ao ponto de vista dos objetivos esta pesquisa é descritiva e explicativa. E para embasamento o referencial teórico assim constituiu- se: (CANDIDO, 2006); (CHAUÍ, 2008); (MANHEIM, 1986); (ALTHUSSER, 1992); (FOUCAULT, 1998 e 1999); ( MACHADO, 1998 em FOUCAULT); (BENTHAM, 2008); (COELHO, 1980); (ARENDT, 1989). | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | controle social; | pt_BR |
dc.subject | ideologia; | pt_BR |
dc.subject | poder; | pt_BR |
dc.subject | totalitarismo; | pt_BR |
dc.subject | 1984; | pt_BR |
dc.subject | conto da aia | pt_BR |
dc.subject | social control; | pt_BR |
dc.subject | ideology; | pt_BR |
dc.subject | power; | pt_BR |
dc.subject | totalitarianism; | pt_BR |
dc.subject | 1984; | pt_BR |
dc.subject | The Handmaid’s Tale | pt_BR |
dc.title | IDEOLOGIA E PODER: Artifícios de controle social em 1984 e O conto da aia | pt_BR |
dc.title.alternative | IDEOLOGY AND POWER: Artifices of social control in 1984 and The Handmaid's Tale | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELISANGELA DOS REIS DE SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 562 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.