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Título: O SILÊNCIO FEMININO EM NIKETCHE – UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE
Título(s) alternativo(s): FEMALE SILENCE IN NIKETCHE – A STORY OF POLYGAMY, OF PAULINA CHIZIANE
Autor(es): MORAES, Danielle Magalhães Sousa
Palavras-chave: Silenciamento feminino;
Literatura moçambicana;
Processos culturais;
Autoria feminina;
Paulina Chiziane
Femalesilencing;
Mozambican literature;
Cultural processes
Data do documento: 27-Mai-2023
Editor: UFMA
Resumo: O objeto de estudo e temática geral abordado nesta pesquisa está relacionado com o silenciamento feminino mostrado no corpus Niketche: uma história de poligamia (2002), de Paulina Chiziane. Diante disso, guiamo-nos pela questão-problema: por que a mulher moçambicana é descrita como uma voz do silêncio em Niketche– uma história de poligamia? Para que esta investigação se concretizasse tivemos como objetivo geral analisar o silenciamento da voz feminina no romance Niketche: uma história de poligamia, além de, especificamente, identificar as marcas do silenciamento da voz feminina; demonstrar a associação entre o silenciamento feminino e os aspectos sociais e culturais moçambicanos; e, por último, discutir as imposições do processo cultural sobre o corpo negro feminino. A pesquisa em questão é de natureza básica. Quanto aos procedimentos técnicos, pesquisa bibliográfica. O referencial teórico, assim constituído, primeiramente, resgata a historiografia da literatura de Moçambique, dentro de uma perspectiva mais ampla e por alguns estudiosos de forma específica, quando se tratar da representação das vozes femininas no contexto moçambicano; segundo, diz respeito aos estudos da escrita feminina como uma reação ao patriarcado; terceiro, analisa o silenciamento feminino presente na obra em questão, dialogando com os entrelaçamentos socioculturais do silencio e da objetificação do corpo da mulher negra, em Francisco Noa (1999), Thomas Bonnici (1998); Jacqueline Kaczorowski (2016); Lisandro A. Tedeschi (2016); Paulina Chiziane (2021); Grada Kilomba (2020); e Gayatri Spivak (2010). Os resultados alcançados mostraram que o silenciamento feminino está condicionado a um valor cultural, não obstante, a protagonista consegue reivindicar seu próprio ser feminino enquanto mulher.
Descrição: The object of study and general theme approached in this research is related to the female silencing shown in the corpus Niketche: A Story of Poligamy (2002), by Paulina Chiziane. As regards of this, we are guided by the following question: why is the Mozambican woman described as a voice of silence in Niketche– A Story of Polygamy? For this investigation to materialize, we had as general objective to analyze the silencing of the female voice in the novel Niketche: A Story of Polygamy, in addition to, specifically, identifying the marks of the silencing of the female voice; demonstrate the association between female silencing and Mozambican social and cultural aspects; and, finally, to discuss the impositions of the cultural process on the female black body. The present research is of a basic nature. As for the technical procedures, bibliographical research. The theoretical framework thus constituted, firstly, rescues the historiography of Mozambican literature, within a broader perspective and by some scholars specifically, when dealing with the representation of female voices in the Mozambican context; second, concerns the study of female writing as a reaction to patriarchy; third, it analyzes the female silencing being in the present paper, dialoguing with the sociocultural entanglements of silence and objectification of the black woman's body, in Francisco Noa (1999), Thomas Bonnici (1998)); Jacqueline Kaczorowski (2016); Lisandro A. Tedeschi (2016); Paulina Chiziane (2021); Grada Kilomba (2020); and Gayatri Spivak (2010). The results achieved revealed that female silencing is conditioned to a cultural value, however, the protagonist manages to claim her own feminine being as a woman.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7515
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal

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