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http://hdl.handle.net/123456789/7516
Título: | HOMOAFETIVIDADE NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: desafios e os preconceitos nos documentos oficiais da educação brasileira |
Título(s) alternativo(s): | HOMOAFFECTIVITY IN CHILDREN’S AND YOUTH LITERATURE: challenges and prejudices in official documents of Brazilian education |
Autor(es): | SANTOS, Matheus Henrique Cavalcante dos |
Palavras-chave: | Literatura; Homoafetividade; BNCC; DCT-MA; PCN Literature; Homoaffective; BNCC; DCT-MA; PCN |
Data do documento: | 18-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso pretendeu compreender os desafios e os preconceitos no tocante ao trabalho com textos literários infanto-juvenis de temática homoafetiva nos documentos oficiais de educação, sobretudo, a Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular de Território Maranhense e o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa do 3º e 4º ciclo do ensino fundamental. Para isso, estabeleceu-se uma questão norteadora: como a literatura homoafetiva é vista dentro dos documentos oficias de educação no Brasil? Para chegar a esta resposta, estabeleceu-se os objetivos específicos: a) identificar os desafios e os preconceitos dos alunos e professores no tocante à leitura de textos literários de temática homoafetiva; b) discutir os preconceitos e os desafios do trabalho com a literatura LGBTQIPAN+ no âmbito escolar e c) propor estratégias de exploração da literatura infanto-juvenil de temática homoafetiva para sala de aula no ensino fundamental dos anos finais. A partir disso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica pautada em teses, dissertações, artigos e estudiosos como Bamberg (1977) Cosson (2021) Coelho (200) Cândido (1995) Mendonça (2021) Solé (1998) dentre outros. Portanto, percebeu-se que esses documentos inviabilizam o ensino de leitura literária e que é evidente o preconceito com a temática homafetiva, uma vez que não é posta nem como combate a LGBTFobia no Brasil. |
Descrição: | This undergraduate thesis intends to understand the challenges and prejudices regarding the work with children's and youth literary texts with homoaffective themes in official education documents, especially the Common Curricular National Base, The Curriculum Document of Maranhense Territory, and the National Curriculum Parameters of Portuguese in the 3rd and 4th cycles of elementary school. For this, a guiding question was established: How is homoaffective literature seen within official education documents in Brazil? To arrive at this answer, the following objectives were established: a) To identify the challenges and prejudices of students and teachers regarding the reading of literary texts with homoaffective themes; b) To discuss the prejudices and challenges of working with LGBTQIPAN+ literature in the school environment; and c) To propose strategies for exploring children's and youth literature with homoaffective themes for the classroom in elementary school in the final years. From this, we opted for bibliographical research based on theses, dissertations, articles, and scholars such as Bamberg (1977), Cosson (2021), Coelho (200), Cândido (1995), Mendonça (2021), Solé (1998), among others. Therefore, it is clear that these documents make the teaching of literary reading unfeasible and that prejudice against the homoaffective theme is evident since it is not even considered a fight against homophobia in Brazil. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7516 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal |
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