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http://hdl.handle.net/123456789/7517
Título: | ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTION PROPOSALS IN BOOKS TEACHINGS FOR THE 3rd YEAR OF HIGH SCHOOL |
Autor(es): | OLIVEIRA, Matheus Araújo de |
Palavras-chave: | Produção textual; Livro didático; Terceiro ano do ensino médio; Concepção interacional da língua Textual production; Textbook; Third year of high school; Interactional conception of language |
Data do documento: | 4-Ago-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho monográfico parte do intuito de analisar as atividades de livros didáticos (LD), de Língua Portuguesa, mais especificamente, do terceiro ano do ensino médio, voltados para os comandos de produção textual, isto é, a escrita. O estudo encontra-se fundamentado nos estudos Fretaig (1997), Geraldi (1991, 2012), Marcuschi (2002, 2005), dentre outros. Desse modo, realizou-se a análise de dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo esses intitulados de LD A (Esferas das linguagens) e LD B (Português: contexto, interlocução e sentido), embora ambos tenham uma coletânea de três números, foram selecionados aqueles destinados ao terceiro ano do ensino médio. Para tanto, o trabalho encaminhou-se por distintas propostas metodológicas, tendo em vista que se realizou uma pesquisa bibliográfica, aliada a uma análise interpretativa dos LD. Os resultados encontrados revelam que os livros didáticos partem de uma concepção interacionista da língua, no entanto existem algumas lacunas, principalmente ao que diz respeito ao destino do texto do aluno, tendo em vista que esse elemento precisa funcionar em um contexto real de uso, não limitando a entrega do texto somente ao professor. Dessa forma, considera-se pertinente o uso do LD, mas esse não deve ser o único instrumento didático utilizado, cabendo ao professor estabelecer medidas de intervenção e adaptação, para que de fato as propostas de produção textual atinjam a concepção interacional da língua. |
Descrição: | This monographic assignment starts with the intention of analyzing the activities of textbooks (LD), of Portuguese Language, more specifically, of the third year of high school, focused on the commands of textual production, that is, writing. The study is based on studies Fretaig (1997), Geraldi (1991, 2012), Marcuschi (2002, 2005), among others. In this way, an analysis was carried out of two textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD), which were entitled LD A (Spheres of languages) and LD B (Portuguese: context, interlocution and meaning), although both have a collection of three issues, those intended for the third year of high school were selected. To this end, the work followed different methodological proposals, bearing in mind that bibliographical research was carried out, combined with an interpretative analysis of the textbooks. The results found reveal that textbooks depart from an interactionist conception of the language, however there are some gaps, mainly regarding the destination of the student's text, considering that this element needs to work in a real context of use, not limiting the delivery of the text only to the teacher. Thus, the use of textbooks is considered pertinent, but this should not be the only didactic tool used, and it is up to the teacher to establish intervention and adaptation measures, so that the textual production proposals reach the interactional conception of the language. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7517 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal |
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