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http://hdl.handle.net/123456789/7519
Título: | DA LITERATRUA AO PIXEL: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM DRÁCULA NA LITERATURA E VIDEOGAME |
Título(s) alternativo(s): | FROM LITERATURE TO PIXEL: COMPARATIVE STUDY ON THE CONSTRUCTION OF THE DRACULA CHARACTER IN LITERATURE AND VIDEO GAME |
Autor(es): | MACIEL, Carlos Daniel Sousa |
Palavras-chave: | Bram Stoker; Castlevania; Drácula; Literatura; Videogame Bram Stoker; Castlevania; Dracula; Literature; Videogames |
Data do documento: | 28-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo analisar a construção do personagem "Drácula" no romance, homônimo, de Bram Stoker e na franquia de jogos Castlevania. Tendo como guia as ideias apresentadas por Candido em A Personagem do Romance, para se fazer essa análise do personagem como elemento narrativo. Neste trabalho, o ponto central para a análise comparativa são as características que compõem os personagens isso engloba os aspectos físicos, sociais e características especificas do universo dos personagens. Assim, observa-se que romance Drácula apresenta um nobre vampiro que sai da Transilvânia para Inglaterra com intuito de espalhar sua maldição e para isso seduz suas vítimas e mata aqueles que se opõem a seus desejos. Foi uma obra que marcou a literatura inglesa e mundial, consagrada como uma das melhores obras de terror transcendendo seu tempo e a literatura, sendo reescrita e reinventada em várias plataformas e com diversas visões sobre os elementos do universo que foi apresentado por Stoker. Por outro lado, Castlevania apresenta um nobre que perdeu sua amada e em um ato de rebeldia contra Deus se torna um vampiro. É uma franquia de jogos que se consagrou pela forma de movimentação do personagem no jogo e a ambientação do jogo, a gameplay de seus jogos ficou conhecida pelos jogadores como “metroidvania”, a junção do seu título e o de outra franquia (metroide), esse termo é utilizado para categorizar jogos semelhantes. Mesmo sendo obras diferentes em conteúdo e forma de transmissão, apresentam personagens diferentes e mesmo assim são próximos. Além de analisar o papel da personagem Drácula em ambas a formas narrativas, atenta-se para a sua estrutura e sua jornada, tendo como base Campbell em sua obra O Herói de mil faces (2007), que apresenta a ideia de monomito e os arquétipos, Volger (2009) no seu livro A Jornada do Escritor, que apresenta a ideia de Campbell adaptada para a criação de narrativas cinematográficas. |
Descrição: | The present work aims to analyze the construction of the character "Dracula" in the novel, homonymous, by Bram Stoker and in the Castlevania game franchise. Having as a guide the ideas presented by Candido in The Character of the Novel, to make this analysis of the character as a narrative element. In this work, the central point for the comparative analysis are the characteristics that make up the characters that encompasses the physical, social and specific characteristics of the universe of the characters. Thus, it is observed that the novel Dracula presents a noble vampire who leaves Transylvania for England in order to spread his curse and for this he seduces his victims and kills those who oppose his desires. It was a work that marked English and world literature, consecrated as one of the best works of horror transcending its time and literature, being rewritten and reinvented on various platforms and with different views on the elements of the universe that was presented by Stoker. On the other hand, Castlevania presents a nobleman who lost his beloved and in an act of rebellion against God becomes a vampire. It is a game franchise that was consecrated by the way the character moves in the game and the game setting, the gameplay of its games became known by the players as "metroidvania", the junction of its title and that of another franchise (metroide), this term is used to categorize similar games. Even though they are different works in content and form of transmission, they present different characters and yet are close. In addition to analyzing the role of the character Dracula in both narrative forms, attention is paid to its structure and its journey, based on Campbell in his work The Hero of a Thousand Faces (2007), which presents the idea of monomyth and archetypes, Volger (2009) in his book The Writer's Journey, which presents Campbell's idea adapted for the creation of cinematographic narratives. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7519 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Letras/ Língua Portuguesa do Campus de Bacabal |
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