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http://hdl.handle.net/123456789/7521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | COELHO, Raissa Roberta Santos | - |
dc.contributor.author | DIAS, Thaianne Vale Porto Smith | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T16:12:40Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T16:12:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7521 | - |
dc.description | A study carried out in the perspective of the stages of a creative process of Rita Santos and of creativity exercises of Lélia Copruchinski, considering elements of the Popular Culture of Maranhão, more precisely the Folguedo of Bumba-meu-boi as inspiration for jewelry confection. The evidenced approach of a theoretical frame of reference along the existing literature on the subject. The historical path of the jewel and its relation with the Design is addressed. It approaches the Popular Culture of Maranhão, highlighting its influence in the creative process. A proposal of jewels that value the cultural and folkloric identity of Maranhão is featured, created from a study and vision of its own, exalting the beauty of the pieces through striking features of the thematic itself. The Bumba-meu-boi is emphasized as a popular manifestation of an invaluable cultural wealth. It is important to point out the choice of shapes, materials, modulations and finishes as the key to enrich the pieces. The study conclusions points to the recovery of Maranhão folklore, in the form of the popular festivity of Bumba-meu-boi, in order to value the culture of the state through the design of jewelry. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo realizado na perspectiva das etapas de um processo criativo de Rita Santos e de exercícios de criatividade de Lélia Copruchinski, considerando elementos da Cultura Popular Maranhense, mais precisamente o Folguedo do Bumba-meu-boi como inspiração para confecção de joias. Evidencia-se a abordagem de um referencial teórico junto à literatura existente sobre a temática. Discorre-se sobre o trajeto histórico da joia e a relação desta com o Design. Aborda-se acerca da Cultura Popular Maranhense, destacando sua influência no processo criativo. Ressalta-se uma proposta de joias que valorizam a identidade cultural e folclórica do Maranhão, criadas a partir de um estudo e visão próprias, enaltecendo a beleza das peças através de características marcantes da própria temática. Enfatiza-se o Bumba-meu-boi como manifestação popular de uma riqueza cultural inestimável. Torna-se importante ressaltar a escolha das formas, materiais, modulações e acabamentos a fim de enriquecer as peças. Conclui-se que o estudo aponta para o resgate do folclore maranhense, na figura do folguedo do Bumba- meu-boi, a fim de valorizar a cultura do estado por meio do design de joias. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Joia; | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular Maranhense; | pt_BR |
dc.subject | Bumba-meu-boi | pt_BR |
dc.subject | Jewelery; | pt_BR |
dc.subject | Maranhão’s Popular Culture; | pt_BR |
dc.subject | Bumba-meu-boi | pt_BR |
dc.title | O FOLCLORE MARANHENSE ATRAVÉS DA JOIA | pt_BR |
dc.title.alternative | MARANHENSE FOLKLORE THROUGH JEWELRY | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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