Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOUTO, Heitor Dias-
dc.date.accessioned2024-04-26T16:28:30Z-
dc.date.available2024-04-26T16:28:30Z-
dc.date.issued2017-01-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7523-
dc.descriptionThe gaming industry has become popular and established as one of the most profitable in recent years. However, the concern with the elements of gender representation within the design elements was not always present. The aim of this work is to understand how the concepts of gender representation are used on medieval fantasy games developed by the triple an industry in the years 2014 and 2015, using Dragon Age: Inquisition as a starting point. The research takes place in a bibliographic and qualitative way, in which the characters of the games were studied and analysed considering elements of graphic design. This study points out the most frequent patterns and features in the characters' design, and, at the same time, discusses the importance and the use of such characteristics within the concept of gender representation.pt_BR
dc.description.abstractA indústria de jogos eletrônicos se popularizou e se estabeleceu como uma das mais rentáveis nos últimos anos. Entretanto, a preocupação com os elementos de representação de gênero dentro dos elementos de design nem sempre esteve presente. O objetivo desse trabalho é compreender como os conceitos de representatividade de gênero são trabalhados em jogos de fantasia medieval desenvolvidos pela grande indústria nos anos de 2014 e 2015, utilizando Dragon Age: Inquisition como ponto de partida. A pesquisa se dá de maneira bibliográfica e qualitativa, em que os personagens dos jogos foram estudados e analisados considerando elementos de design gráfico. O trabalho aponta quais os padrões e características mais frequentes no design dos personagens, e, ao mesmo tempo, debate a importância e o uso de tais características dentro do conceito de representação de gênero.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectRepresentação de Gênero;pt_BR
dc.subjectGame Arte;pt_BR
dc.subjectDesign de Jogospt_BR
dc.subjectGender Representation;pt_BR
dc.subjectGame Art;pt_BR
dc.subjectGame Designpt_BR
dc.titleDESIGN E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM JOGOS ELETRÔNICOS: recorte do cenário internacional a partir do estudo de caso de Dragon Age - Inquisitionpt_BR
dc.title.alternativeDESIGN AND GENDER REPRESENTATIONS IN ELECTRONIC GAMES: cross-section of the international scenario based on the case study of Dragon Age - Inquisitionpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heitor_Dias_Couto_TCC.pdfTCC de Graduação7,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.