Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Otaisa Silva-
dc.date.accessioned2024-06-04T16:39:27Z-
dc.date.available2024-06-04T16:39:27Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7531-
dc.descriptionABSTRACT The present study aims to know the social representations of teachers and students in the teaching of Geography in the municipality of Grajaú-MA, through the Centro de Ensino Nicolau Dino, a local public school. The teaching of Geography today taught in Brazilian public schools has been widely criticized regarding pedagogical methods and practices, since many teachers are not trained and graduated in the area and do not have a continuing education, which makes the process of teaching and learning of students difficult. students, corroborating for the diffusion that the teaching of Geography is boring and through memorization. Thus, the debates on problems in teaching / learning within the discipline of Geography taught in schools, are part of educational concerns today. Therefore, this study intends to discuss this teaching, emphasizing the importance of teaching social representations for the effectiveness of geographic contents, in order to carry out the present research, field research was used in a school in the aforementioned city to obtain the data. Through the information obtained, it was found that the teaching of Geography at the Nicolau Dino Teaching Center is somewhat deficient, since students in most of the questions in the questionnaire gave confused and incomplete answers and in many of them, left it blank. However, this deficiency is not the fault of the students alone, nor of the teachers interviewed. We know that Brazilian public education has several gaps and that joint action by the entire school community is necessary for the efficiency of Geography teaching, as well as that of other subjects, to be effective, profitable and pleasurable.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente estudo tem como objetivo Identificar as representações sociais de professores e alunos no ensino de Geografia no município de Grajaú-MA, através do Centro de Ensino Nicolau Dino, uma escola da rede pública local. Verifica-se que o ensino de Geografia hoje ministrado nas escolas públicas brasileiras vem sendo muito criticado quanto aos métodos e práticas pedagógicas, uma vez que muitos professores não são capacitados e graduados na área e não tem uma formação continuada, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, corroborando para a difusão de que o ensino de Geografia é enfadonho e através de memorização. Dessa forma, os debates sobre os problemas no ensino/aprendizagem no âmbito da disciplina de Geografia ensinada nas escolas, fazem parte das preocupações educacionais na atualidade. Portanto, este estudo discute esse tema, enfatizando a importância do ensino das representações sociais para a eficácia dos conteúdos geográficos. Para realização da presente pesquisa foi utilizado pesquisa de campo em uma escola do referido município para obtenção dos dados. Através das informações obtidas, constatou-se que o ensino de Geografia no Centro de Ensino Nicolau Dino é um tanto deficiente, uma vez que os alunos na maioria das perguntas do questionário cederam respostas confusas e incompletas e em muitas delas deixaram em branco. No entanto, essa deficiência não é culpa apenas dos alunos, tampouco dos professores entrevistados. Sabemos que o ensino público brasileiro possui várias lacunas e que é preciso uma ação em conjunto de toda a comunidade escolar para que a eficiência do ensino de Geografia, bem como, das demais disciplinas, seja efetivo, proveitoso e prazeroso.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectrepresentações sociais;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectgeografia;pt_BR
dc.subjectprofessores;pt_BR
dc.subjectalunos.pt_BR
dc.subjectsocial representations;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectgeography;pt_BR
dc.subjectteachers;pt_BR
dc.subjectstudents.pt_BR
dc.titleRepresentações sociais no ensino de geografia em escola municipal de Grajaú-MApt_BR
dc.title.alternativeSocial representations in geography teaching in a municipal school in Grajaú-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OTAISASILVAOLIVEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso417,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.