Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Samila de Sousa-
dc.date.accessioned2024-06-04T16:43:29Z-
dc.date.available2024-06-04T16:43:29Z-
dc.date.issued2024-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7532-
dc.descriptionThis course completion work (TCC) has the main objective of analyzing how images of Black people are being represented in history textbooks in some municipal public schools in Grajaú-Ma. It brings with it several points that can be discussed and analyzed, relating them to existing social issues in society, in addition to being qualitative research, which seeks to understand the importance of the subject, it is also descriptive as it refers to a detailed study with analysis and collection of data, taking into account social aspects related to the educational field. Identifying the historical context and addressing the correlation of images will be important points to be highlighted in the preparation of this research, as they as teaching resources can be seen in a communicative way, understanding the messages they transmit. Thus, the study of image analysis in the textbook is a necessary tool for the transmission of knowledge and this analysis helps in the construction of a new perspective on the representation of black people.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho de conclusão curso (TCC) tem por objetivo principal analisar como as imagens dos Negros estão sendo representadas nos livros didático de história em algumas escolas públicas municipais de Grajaú-Ma. Traz consigo diversos pontos que podem ser discutidos e analisados, relacionando-os com as questões sociais existentes na sociedade, além de ser uma pesquisa qualitativa, que busca compreender a importância do assunto, é também descritiva pois se refere a um estudo detalhado com análise e coleta de dados, tendo em consideração os aspectos sociais relacionados no campo educacional. Identificar o contexto histórico e abordar a correlação das imagens serão pontos importantes a serem destacadas na elaboração desta pesquisa, pois elas como recursos didáticos podem ser vistas de uma forma comunicativa, entendendo as mensagens que elas transmitem. Assim, o estudo de análise das imagens no livro didático é uma ferramenta necessária para a transmissão do conhecimento e essa análise auxilia na construção de uma nova perspectiva sobre a representação dos negros.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectImagem;pt_BR
dc.subjectrepresentação;pt_BR
dc.subjectnegros;pt_BR
dc.subjectlivro didático.pt_BR
dc.subjectImage;pt_BR
dc.subjectrepresentation;pt_BR
dc.subjectblacks;pt_BR
dc.subjecttextbook.pt_BR
dc.titleA representação dos negros a partir das imagens nos livros didáticos de história na rede de ensino municipal de Grajaú-Mapt_BR
dc.title.alternativeThe representation of black people based on images in school textbooks history in the municipal education network of Grajaú-Mapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMILADESOUSASANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.