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Título: Reflexões sobre a pedagogia da lenda da Mãe D'Água na Lagoa do Bacuri, no município de Magalhães de Almeida
Título(s) alternativo(s): Reflections on the pedagogy of the legend of Mãe D'Água in Lagoa do Bacuri, in the municipality of Magalhães de Almeida
Autor(es): NASCIMENTO, Thayse de Carvalho
Palavras-chave: Lagoa do Bacuri;
Folclore;
Cultura;
Conhecimento;
Lendas e mitos
Bacuri Lagoon;
Folklore;
Culture;
Knowledge;
Legends and Myths
Data do documento: 26-Fev-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o papel pedagógico da lenda da Mãe d’Água no imaginário popular dos pescadores da Lagoa do Bacuri no município de Magalhães de Almeida. A pesquisa centrou-se na lenda da Mãe d’Água muito contada na Lagoa do Bacuri, na região do Baixo Parnaíba Maranhense, na cidade de Magalhães de Almeida, onde as narrativas sobre a lenda predominam entre os mais velhos. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, exploratório-descritiva, na qual realizamos algumas conversações com pescadores da Lagoa do Bacuri, a partir das quais analisamos alguns registros dessas conversas. Como referencial teórico, dialogamos com abordagens de alguns autores, dentre eles: Câmara Cascudo (2014), Mircea Eliade (2006), Mário Andrade (2019) e Levi Strauss (1978). Todos têm em suas obras contribuições sobre a importância do mito, sobre as sociedades primevas\ e suas práticas culturais, destacando o potencial do mito pedagogicamente, a fim de manter tradições e preservar o homem enquanto ser social na modernidade.
Descrição: This article aims to present the pedagogical role of the legend of the Mãe d'Água in the popular imagination of the residents of Lagoa do Bacuri in the municipality of Magalhães de Almeida. The research focused on the legend of Mãe D'Agua in the region of Baixo Parnaíba Maranhense, located in the city of Magalhães de Almeida in the Bacuri Lagoon, where the sertanejo culture predominates among the elders. We highlight the thoughts and approaches of some authors, including Câmara Cascudo (2014), Mircea Eliade (1972), Mário Andrade (2019) and Levi Strauss (1978). All of them have in their works contributions on the importance of myth, on primitive societies and their cultural practices, highlighting the potential of myth pedagogically, in order to maintain traditions and preserve man as a social being in modernity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7535
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

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