Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7546
Título: Uma solução de chatbot para auxiliar os alunos do curso de Ciência da Computação da UFMA
Título(s) alternativo(s): A chatbot solution to assist students on the UFMA Computer Science course
Autor(es): COSTA, Hannah Moreira
Palavras-chave: chatbot;
dialogflow;
processamento de linguagem natural;
telegrama;
chatbot;
dialogflow;
natural language processing;
telegram.
Data do documento: 5-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Com o contínuo avanço da tecnologia, a inteligência artificial deu origem a diversas inovações notáveis, entre as quais se destacam os chatbots. Esses agentes virtuais inteligentes fazem uso do Processamento de Linguagem Natural (PLN), uma subárea da Inteligência Artificial dedicada à compreensão e interação linguística. A tecnologia dos chatbots, ao incorporar o PLN, abre caminho para a criação de soluções inovadoras, proporcionando aos usuários uma maneira conveniente de buscar informações. Atualmente existe uma multiplicidade de plataformas especializadas na criação de chatbots, assim como uma variedade de contextos nos quais esses podem ser implantados. Destacando-se no atendimento ao cliente, os chatbots encontram aplicação em diversas áreas, abrangendo desde setores de vendas até suporte e saúde. Esta versatilidade torna esses agentes virtuais valiosos aliados em questões práticas e estratégicas. Nesse cenário, esse trabalho tem como objetivo propor uma solução de chatbot para auxiliar os alunos do curso de ciência da computação da UFMA. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido o AdaBot, um chatbot criado na plataforma Dialogflow, para proporcionar comodidade aos estudantes, centralizando informações importantes em um único ponto de acesso, o aplicativo de mensagens Telegram. Para compreender a aceitação dos alunos ao AdaBot foi realizada uma pesquisa com pessoas que têm ou já tiveram relação com o curso de computação, onde o chatbot foi bem avaliado e demonstrou ter potencial no meio acadêmico de computação.___Abstract: With the continuous advancement of technology, artificial intelligence has given rise to several notable innovations, among which chatbots stand out. These intelligent virtual agents make use of Natural Language Processing (NLP), a subarea of Artificial Intelligence dedicated to linguistic understanding and interaction. Chatbot technology, by incorporating PLN, paves the way for the creation of innovative solutions, providing users with a convenient way to search for information. There are currently a multitude of platforms specialized in creating chatbots, as well as a variety of contexts in which they can be deployed. Standing out in customer service, chatbots find application in several areas, ranging from sales to support and healthcare sectors. This versatility makes these virtual agents valuable allies in practical and strategic matters. In this scenario, this work aims to propose a chatbot solution to assist students on the computer science course at UFMA. To achieve this objective, AdaBot was developed, a chatbot created on the Dialogflow platform, to provide convenience to students, centralizing important information in a single access point, the Telegram messaging application. To understand students’ acceptance of AdaBot, a survey was carried out with people who have or have already had a connection with the computer science course, where the chatbot was well evaluated and demonstrated its potential in the computer science academic environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7546
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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