Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7547
Título: Problema de alocação de salas: uma abordagem de priorização para alunos PCD na UFMA
Título(s) alternativo(s): Room allocation problem: a prioritization approach for PCD students at UFMA
Autor(es): CAVALCANTE, Jorge Lucas Silva
Palavras-chave: pesquisa operacional;
otimização;
alocação de salas;
operational research;
optimization;
classroom assigment
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A alocação eficiente de salas que satisfaça as partes envolvidas é uma preocupação comum às grandes e médias organizações. No contexto das instituições de ensino, esse é um problema que costuma se repetir semestralmente. Muitas dessas instituições, por falta de alternativas, acabam resolvendo o problema de forma manual, realizando planejamentos, reuniões e outros métodos, o que pode levar dias e ainda resultar em alocações insatisfatórias. Este problema de alocação pode ser classificado com um problema de otimização combinatória. Portanto, o objetivo é propor uma modelagem matemática para dar suporte a tomada de decisões que envolvam o problema de alocação de salas, o modelo também busca considerar questões de acessibilidade para pessoas com deficiência física, utilizando técnicas de programação inteira e o solver Gurobi. A fim de validar o modelo proposto, experimentos computacionais foram realizados a partir de um estudo de caso, a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, especificamente o Departamento de Informática do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias - DEINF/CCET. Os experimentos computacionais evidenciaram que a otimização multiobjetivo no contexto da alocação de salas, abordada neste estudo, demonstrou eficácia e eficiência ao buscar soluções que satisfazem critérios complexos e variáveis.___ABSTRACT: The efficient allocation of rooms that satisfies all parties involved is a common concern for large and medium-sized organizations. In the context of educational institutions, this is a problem that often recurs semesterly. Many of these institutions, due to a lack of alternatives, end up solving the problem manually, engaging in planning, meetings, and other methods, which can take days and still result in unsatisfactory allocations. This allocation problem can be classified as a combinatorial optimization problem. Therefore, the goal is to propose a mathematical modeling to support decision-making involving the room allocation problem. The model also aims to address accessibility issues for people with physical disabilities, using integer programming techniques and the Gurobi solver. In order to validate the proposed model, computational experiments were conducted based on a case study at the Federal University of Maranhão - UFMA, specifically the Department of Informatics of the Center for Exact and Technological Sciences - DEINF/CCET. The computational experiments demonstrated that multi-objective optimization in the context of room allocation, addressed in this study, showed effectiveness and efficiency in seeking solutions that satisfy complex and variable criteria.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7547
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TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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