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Título: Diretrizes de game design e usabilidade para a criação de jogos sérios usando tecnologias web
Título(s) alternativo(s): Game design and usability guidelines for creating serious games using web technologies
Autor(es): BARBOSA, Kleydson Beckman
Palavras-chave: jogos web;
jogos sérios;
tecnologias web;
framework;
game design;
usabilidade;
web games;
serious games;
web Technologies;
framework;
game design;
usability.
Data do documento: 16-Nov-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O desenvolvimento de jogos sérios para a educação e tecnologias Web está crescendo. Da mesma forma, o desenvolvimento de jogos baseados na web tem ganhado espaço. Criar um framework personalizado para a criação desses jogos acelera o desenvolvimento e garante a qualidade do jogo. O Game Design desempenha um papel crucial na eficácia desses jogos, enquanto a usabilidade visa melhorar o aprendizado. A aplicação de elementos do Game Design e usabilidade nos jogos Tower of Hanoi Game e Dangerous Crossing Game mostraram pontos positivos após aplicação em sala de aula com os alunos. Dessa forma, este trabalho busca apresentar a viabilidade da construção de um framework voltado para o desenvolvimento de jogos sérios Web para integrarem o conteúdo apresentado pelas disciplinas que visam o ensino de computação, e em contrapartida evidenciar um conjunto de diretrizes que auxiliem a comunidade de desenvolvedores de jogos sérios levando em consideração elementos visuais e estruturais incorporados nos jogos desenvolvidos e analisados no presente trabalho. Isso é feito por meio da checagem de aspectos do game design e usabilidade que ajudarão a melhorar a experiência dos alunos, e consequentemente o aprendizado.___ABSTRACT: The development of serious games for education and web technologies is growing. Similarly, web-based game development is gaining momentum. Creating a custom framework for building these games accelerates development and ensures game quality. Game Design plays a crucial role in the effectiveness of these games, while usability aims to enhance learning. The application of Game Design and usability elements in games like Tower of Hanoi Game and Dangerous Crossing Game showed positive results after implementation in the classroom with students. Thus, this work aims to present the feasibility of constructing a framework focused on the development of web-based serious games to integrate content presented in computer science courses, and, in turn, to provide a set of guidelines that assist the community of serious game developers, considering visual and structural elements incorporated in the games developed and analyzed in this study. This is achieved through checking aspects of Game Design and usability that will help enhance the students' experience and, consequently, their learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7550
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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