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dc.contributor.authorFREITAS, Luis Henrique da Mota-
dc.date.accessioned2024-06-19T19:20:17Z-
dc.date.available2024-06-19T19:20:17Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7551-
dc.description.abstractRESUMO: As pressões dos mercados globalizados e o rápido desenvolvimento de sistemas de gestão de processos organizacionais deram origem a uma procura de sistemas alternativos que ofereçam alguma diferenciação. Diante disso, muitas empresas têm procurado plataformas versáteis, que possam se integrar aos processos e recursos existentes e que exijam pouco investimento inicial. O presente trabalho tem como objetivo geral, avaliar a eficácia do uso da plataforma de ensino Trailhead no estudo da ferramenta Salesforce, dentro do contexto de gamificação e objetivos específicos: conhecer a estrutura de funcionamento da plataforma Trailhead, definir os critérios de gamificação para analisá-los dentro plataforma Trailhead, identificação das contribuições decorrentes da utilização da plataforma gamificada Trailhead. A metodologia adotada foi por uma abordagem qualitativa e utiliza um questionário como meio de coleta de dados, utilizou principalmente pesquisa bibliográfica para familiarizar-se com o assunto e propor hipóteses sobre o assunto. Por se tratar de uma forma especializada de pesquisa quase sempre realizada como estudo de caso, com 125 entrevistados, através do formulário eletrônico Google Forms, composta por 10 questões de natureza objetiva da temática. Os resultados encontrados, foram realizadas a consistência das verificações e a análise dos dados provenientes da aplicação do questionário. Concluiu-se que a utilização da plataforma Trailhead no ensino SalesForce foi indiscutivelmente um sucesso. Isso se atribui ao reconhecimento e análise dos atributos técnicos da plataforma, que foram 94% das aprovações recebidas pelos entrevistados. Além disso, descobriu-se que a plataforma atendeu efetivamente às necessidades de melhorar a curva de aprendizado.___ABSTRACT: The pressures of globalized markets and the rapid development of organizational process management systems have given rise to a search for alternative systems that offer some differentiation. Given this, many companies have been looking for versatile platforms that can integrate with existing processes and resources and that require little initial investment. The general objective of this work is to evaluate the effectiveness of using the Trailhead teaching platform in the study of the Salesforce tool, within the context of gamification and specific objectives: to understand the operating structure of the Trailhead platform, define the gamification criteria to analyze it. them within the Trailhead platform, identification of contributions arising from the use of the Trailhead gamified platform. The methodology adopted was a qualitative approach and uses a questionnaire as a means of data collection, using mainly bibliographical research to familiarize themselves with the subject and propose hypotheses on the subject. As it is a specialized form of research almost always carried out as a case study, with 125 interviewees, using the Google Forms electronic form, consisting of 10 questions of an objective nature on the topic. The results found, the consistency of checks and analysis of data from the application of the questionnaire were carried out. It was concluded that the use of the Trailhead platform in teaching SalesForce was undoubtedly a success. This is attributed to the recognition and analysis of the platform's technical attributes, which accounted for 94% of the approvals received by respondents. Furthermore, the platform was found to effectively meet the needs of improving the learning curve.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecttrailhead;pt_BR
dc.subjectgamificação;pt_BR
dc.subjectsalesforce;pt_BR
dc.subjecttrailhead;pt_BR
dc.subjectgamification;pt_BR
dc.subjectsalesforce.pt_BR
dc.titleAnálise da curva de aprendizado usando gamificação: estudo de caso da plataforma Trailheadpt_BR
dc.title.alternativeLearning curve analysis using gamification: Trailhead platform case studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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