Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7586
Título: Conspiracionismo do canal o documentarista no youtube em relação à pandemia da covid -19
Título(s) alternativo(s): Conspiracyism of the documentary filmmaker's channel on YouTube in relation to the covid-19 pandemic
Autor(es): COSTA, Carlos Antônio Trovoada
Palavras-chave: conspiração;
pandemia;
imaginário;
mídias digitais;
YouTube.
conspiracy;
pandemic;
imaginary;
digital media;
YouTube.
Data do documento: 31-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O estudo investiga como as teorias conspiratórias em relação à Covid-19 estão presentes no canal O Documentarista do YouTube com o objetivo de identificar os temas presentes e analisar as estratégias do canal para atrair a atenção dos internautas. Utilizamos as pesquisas bibliográfica e documental e o aporte teórico da abordagem do imaginário (GOMES, 2018, 2019; MAFFESOLI, 2001, 2014, 2020; SILVA, J., 2012, 2017). Discutimos as teorias conspiratórias a partir das características propostas por Foguel (2021). Nosso corpus se constitui nos quatro vídeos mais acessados que abordam a pandemia. Observamos que o canal tem um apelo sensacionalista, mistura fatos e ficção e confere protagonismo às opiniões do apresentador. O canal é vetor do imaginário sobre a pandemia, modulando afetos, valores, desejos e comportamentos, por isso, é uma tecnologia do imaginário (SILVA, J., 2012) com vistas a seduzir o internauta para dar likes e monetizar o canal. O cenário apocalíptico desencadeado pela Covid-19 torna mais indistintas realidade e ficção. O canal O Documentarista utiliza a Bíblia para embasar suas teorias de um possível fim do mundo. Verificamos que o apresentador lança diversos questionamentos sobre matérias jornalísticas e dúvida da ciência, contribuindo assim para a infodemia.
Descrição: abstract: The study investigates how conspiracy theories regarding Covid-19 are present in the O Documentarista YouTube channel with the aim of identifying the themes present and analyzing the channel's strategies to attract the attention of internet users. We use surveys bibliographic and documentary and the theoretical contribution of the imaginary approach (GOMES, 2018, 2019; MAFFESOLI, 2001, 2014, 2020; SILVA, J., 2012, 2017). We discuss theories conspiracies based on the characteristics proposed by Foguel (2021). Our corpus is constitutes the four most viewed videos that address the pandemic. We observe that the channel has a sensationalist appeal, mixes facts and fiction and gives prominence to the opinions of the presenter. The channel is a vector of the imaginary about the pandemic, modulating affections, values, desires and behaviors, therefore, it is a technology of the imaginary (SILVA, J., 2012) with aimed at seducing Internet users to give likes and monetize the channel. The apocalyptic scenario triggered by Covid-19 makes reality and fiction more blurred. The O channel Documentary filmmaker uses the Bible to support his theories about a possible end of the world. We found that the presenter raises several questions about journalistic articles and doubt of science, thus contributing to the infodemic.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7586
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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