Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7589
Título: Uma análise da edição visual multimídia de duas reportagens especiais sobre identidade de gênero do Uol TAB
Título(s) alternativo(s): An analysis of the multimedia visual edition of two special reports on gender identity by Uol TAB
Autor(es): FIGUEIREDO, Gabriella Alves de
Palavras-chave: longform;
identidade de gênero;
reportagem;
multimídia;
webjornalismo.
longform;
gender identity;
reporting;
multimedia;
web journalism.
Data do documento: 28-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho busca analisar a forma como foram empregados recursos multimídia (recursos sonoros, visuais e interativos), em dois longforms: “Trans” de 2015 e “Ninguém solta a mão”, de 2019, da plataforma UOL TAB. E busca- se entender como se dá a edição visual multimídia das reportagens e como exploram o ambiente on-line. A matriz avaliativa consiste em: recursos multimídia, padrões de leitura, adaptabilidade, hipertextualidade e interatividade. Os resultados mostram que as reportagens são editadas de forma dinâmica e modelos de leitura diferentes: horizontal e vertical. Para o leitor ter uma imersão no conteúdo, gerando diferentes para cada público, sendo necessário um planejamento pela equipe para trazer de forma lúdica informações sobre o tema.
Descrição: Abstract: This work seeks to analyze how resources were used multimedia (sound, visual and interactive resources), in two longforms: “Trans” from 2015 and “No one lets go”, from 2019, from the UOL TAB platform. And look for understand how multimedia visual editing of reports takes place and how explore the online environment. The evaluation matrix consists of: resources multimedia, reading patterns, adaptability, hypertextuality and interactivity. The results show that the reports are edited dynamically and Different reading models: horizontal and vertical. For the reader to have an immersion content, generating different content for each audience, requiring a planning by the team to bring information about the topic in a playful way.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7589
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLAALVESDEFIGUEIREDO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.