Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7594
Título: | Limites e possibilidades do ensino multisseriado na Unidade Escolar Raimundo Marques Lima |
Título(s) alternativo(s): | Limits and possibilities of multigrade teaching at the Raimundo Marques Lima School Unit |
Autor(es): | MATOS, Monica Barbosa |
Palavras-chave: | multisseriada; educação do campo; ensino/aprendizagem multiserial; rural education; teaching/learning. |
Data do documento: | 12-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O ensino multisseriado em escolas rurais apresenta desafios singulares que demandam uma compreensão aprofundada para a melhoria de práticas educacionais ofertadas aos povos do campo. Este trabalho objetiva analisar os desafios e perspectivas do ensino nas turmas multisseriadas da Unidade Escolar Raimundo Marques Lima. A necessidade de adaptação das práticas pedagógicas às particularidades do ambiente rural destaca a relevância deste estudo para o aprimoramento da qualidade do ensino no campo, em especial na modalidade multisseriada. A pesquisa tem abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica sistemática, análise documental, e pesquisa de campo. A pesquisa sobre a Unidade Escolar Raimundo Marques Lima, revelou desafios na escola multisseriada, incluindo precariedade estrutural e falta de materiais didáticos, a falta de formação de professores específica gera limitações para o trabalho pedagógico nas salas multisseriadas. Assim como, as estratégias de trabalho coletivo, participação de pais e da comunidade, podem ser potencializadas e sugeridas para melhoria do ensino/aprendizagem. |
Descrição: | ABSTRACT Multigrade teaching in rural schools presents unique challenges that require an in- depth understanding to improve educational practices offered to rural people. This work aims to analyze the challenges and perspectives of teaching in multigrade classes at the Raimundo Marques Lima School Unit. The need to adapt pedagogical practices to the particularities of the rural environment highlights the relevance of this study for improving the quality of teaching in the countryside, especially in the multigrade modality. The research has a qualitative approach, through systematic bibliographic review, document analysis, and field research. The research on the Raimundo Marques Lima School Unit revealed challenges in the multi-grade school, including structural precariousness and lack of teaching materials, the lack of specific teacher training creates limitations for pedagogical work in multi-grade classrooms. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7594 |
Aparece nas coleções: | TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MÔNICABARBOSAMATOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 981,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.