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http://hdl.handle.net/123456789/7595
Título: | SABERES LOCAIS E CULTURA POPULAR POR UM OLHAR DECOLONIAL |
Título(s) alternativo(s): | LOCAL KNOWLEDGE AND POPULAR CULTURE AT A GLANCE DECOLONIAL |
Autor(es): | SILVA, Janiely da |
Palavras-chave: | Cultura; Colonial; Decolonial; Saberes locais; Sociedades Culture; Colonial.Decolonial; Local knowledge; Societies |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a importância da decolonialidade como paradigma epistemológico para a valorização dos saberes locais e da cultura popular, buscando demonstrar a importância da cultura real das sociedades como forma de preservação da identidade sócio-histórica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, analítica e interpretativa de livros, artigos, monografia, dissertações e teses sobre o tema, por meio da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2015), que visa demonstrar os métodos que devem ser seguidos na construção de uma pesquisa, para que se tenha um resultado satisfatório. Como aporte teórico, dialogamos com autores como Aníbal Quijano (2009), Catherine Walsh (2013), Flávia Guerra Cavalcanti (2021), Márcia Chuva (2012), Natália Guerra Brayner, Terry Eagleton (2005), Walter Mignolo (2017) e outros, utilizados para intensificar a discussão presente neste material. Como resultado, apontamos a importância das instituições sociais, sobretudo educacionais, na contribuição de um olhar e estratégias decoloniais, contribuindo para uma reflexão sobre uma pedagogia decolonial, valorizando os saberes locais e a cultura popular das sociedades que sofreram e sofrem com as consequências do projeto colonial. |
Descrição: | This work aims to demonstrate the importance of decoloniality as an epistemological paradigm for the appreciation of local knowledge and popular culture, seeking to demonstrate the importance of the real culture of societies as a way of preserving socio-historical identity. This is a bibliographical, analytical and interpretative research of books, articles, monographs, dissertations and theses on the subject, through Content Analysis, by Laurence Bardin (2015), which aims to demonstrate the methods that must be followed in the construction research to obtain a satisfactory result. As a theoretical contribution, we dialogue with authors such as Aníbal Quijano (2009), Catherine Walsh (2013), Flávia Guerra Cavalcanti (2021), Márcia Chuva (2012), Natália Guerra Brayner, Terry Eagleton (2005), Walter Mignolo (2017) and others , used to intensify the discussion present in this material. As a result, we point out the importance of social institutions, especially educational ones, in contributing a decolonial look and strategies, contributing to a reflection on a decolonial pedagogy, valuing local knowledge and popular culture of societies that suffered and still suffer from the consequences of the project colonial. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7595 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
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