Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7605
Título: Controle moderno aplicado ao direcionamento de paraquedas para recuperação de foguetes de sondagem
Título(s) alternativo(s): Modern control applied to parachute guidance for recovery of sounding rockets
Autor(es): SILVA, Emanuel Rodrigues Valentim da
Palavras-chave: Controle;
Paraquedas;
Controle Moderno;
LMIs;
LQR
Control;
Parachutes;
Modern Control;
LMIs;
LQR
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: O setor aeroespacial cresce impulsionado pela aviação comercial e investimentos em defesa. A ascensão do New Space destaca a influência do setor privado na redução de custos, focando em operações de lançamento e recuperação de dispositivos espaciais. No contexto dessa redução de custos, muitas entidades concentram seus esforços nas ope- rações de lançamento e recuperação de dispositivos espaciais, como a recuperação por paraquedas, por exemplo. Este estudo procura preencher uma lacuna nas pesquisas da área que frequentemente deixam de incorporar incertezas em seus modelos. Utilizando conceitos de controle moderno, o trabalho foca na dinâmica de um paraquedas, implemen- tando uma estratégia de controle baseada em realimentação de estados. Essa abordagem utiliza técnicas robustas e ótimas, como LMIs e LQR, enquanto considera a Velocidade Relativa do Paraquedas (𝑉𝑝) como uma variável incerta. Solvers especializados, como Sedumi, Yalmip e LQR, no MATLAB, facilitam a análise otimizada para um intervalo de incerteza. O objetivo principal é gerar a matriz de ganho 𝐾 para uma eficiente realimen- tação de estados. A validação do comportamento da planta é realizada através da análise das respostas ao degrau para diferentes técnicas e cenários de incerteza, evidenciando a estabilização do sistema em menos de 5 segundos de simulação. LMIs demonstram me- nor tempo de acomodação e menor overshoot em comparação com a abordagem LQR. Durante a análise do comportamento das variáveis de estado, não foram identificados padrões ou comportamentos inadequados. O estudo destaca a eficácia das estratégias de controle moderno na estabilização de sistemas complexos, com aplicações potenciais em diversas áreas. Apesar de limitado a simulações, o projeto oferece uma base sólida para implementações práticas futuras. Possíveis melhorias incluem análise detalhada das res- trições matriciais, configuração das matrizes 𝑄, 𝑅 e 𝑁 , exploração de incertezas em todos os parâmetros e a realização de experimentos práticos para validar o modelo proposto.
Descrição: The aerospace sector is growing, driven by commercial aviation and consistent in- vestments in defense. The rise of New Space underscores the influence of the private sector in cost reduction, focusing on launch and recovery operations for space devices, such as parachute recovery. This study aims to fill a gap in research in this area, often neglecting uncertainties in models. Utilizing modern control concepts, the work focuses on the dynamics of a parachute, implementing a control strategy based on state feedback. This approach employs robust and optimal techniques, such as LMIs and LQR, while considering the Relative Velocity of the Parachute (𝑉𝑝) as an uncertain variable. Spe- cialized solvers like Sedumi, Yalmip, and lqr in MATLAB facilitate an optimized analysis for a range of uncertainties. The primary goal is to generate the gain matrix 𝐾 for ef- ficient state feedback. Validation of the plant’s behavior is conducted by analyzing step responses for different techniques and uncertainty scenarios, demonstrating system stabi- lization in less than 5 seconds of simulation. LMIs show shorter settling times and lower overshoot compared to the LQR approach. No patterns or inappropriate behaviors were identified during the analysis of the state variables. The study highlights the effectiveness of modern control strategies in stabilizing complex systems, with potential applications in various areas. Although limited to simulations, the project provides a solid foundation for future practical implementations. Possible improvements include a detailed analysis of matrix constraints, configuration of matrices 𝑄, 𝑅, and 𝑁 , exploration of uncertainties in all parameters, and conducting practical experiments to validate the proposed model.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7605
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga

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