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dc.contributor.authorSILVA, Eliete dos Santos da-
dc.date.accessioned2024-07-15T13:59:48Z-
dc.date.available2024-07-15T13:59:48Z-
dc.date.issued2023-12-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7607-
dc.descriptionABSTRACT Field Education had to face challenges and fight to conquer its space, so that to this day it demands access to rights that are denied to it. This article aims to provoke questions about the curriculum of the Escola Família Agrícola Rita Lore Wicklein, located in the village of Monte Cristo, in MA 026, in the municipality of Codó, in the state of Maranhão. through a qualitative approach, in which we use field research methodological procedures, using observation and interview resources. The subject participating in the research was the manager of the Escola Família Agrícola (EFA) Rita Lore Wicklein. To work on this theme, we used theorists Roseli Caldart(2002), Miguel Arroyo(1999;2007), Zamberlan(1995), Freire(2022) and others. Through the data collected in the research and with the use of these theorists, we can better understand what teaching should be like in field schools and what it really is like in pedagogical practice. The school's methodology is based on Alternation Pedagogy, which we can see helps the study, as in the observations we note that the institution is focused on comprehensive training with the participation of the community and culture in the teaching and learning process. We conclude that Field Education must establish a direct relationship with the teaching and learning process, placing the student's reality in the school curriculum and bringing it into the classroom.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A Educação do Campo teve que enfrentar desafios e lutar para conquistar seu espaço, de modo que até os dias atuais reivindica acesso a direitos que lhe são negados. O presente artigo tem como objetivo provocar questionamentos sobre o currículo da Escola Família Agrícola Rita Lore Wicklein, localizada no povoado Monte Cristo, na MA 026, no município de Codó, no estado do Maranhão. através da abordagem qualitativa, da qual utilizamos os procedimentos metodológicos de pesquisa de campo, com o uso dos recursos de observação e entrevista. O sujeito participante da pesquisa foi o gestor da Escola Família Agrícola (EFA) Rita Lore Wicklein. Para trabalhar essa temática, utilizamos os teóricos Roseli Caldart(2002), Miguel Arroyo(1999;2007), Zamberlan(1995), Freire(2022) e outros. Através dos dados coletados na pesquisa e com o uso desses teóricos, podemos entender melhor como deve ser o ensino nas escolas do campo e como realmente é na prática pedagógica. A metodologia da escola é com base na Pedagogia da Alternância, a qual podemos observar que auxilia o estudo, pois, nas observações notamos que a instituição é voltada para a formação integral com a participação da comunidade e da cultura no processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que a Educação do Campo deve estabelecer uma relação direta com o processo de ensino e aprendizagem, colocando no currículo escolar a realidade do estudante e trazendo para sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação do campo;pt_BR
dc.subjectEscola Família Agrícola;pt_BR
dc.subjectcurrículo;pt_BR
dc.subjectpedagogia da alternância.pt_BR
dc.subjectfield education;pt_BR
dc.subjectAgricultural Family School;pt_BR
dc.subjectcurriculum;pt_BR
dc.subjectalternation pedagogy.pt_BR
dc.titleO currículo da escola família agrícola Rita Lore Wicklein em Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeThe curriculum of the Rita Lore Wicklein agricultural family school in Codó-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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