Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7613
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dc.contributor.authorSILVA, Bruce Anderson Braga-
dc.date.accessioned2024-07-23T11:59:21Z-
dc.date.available2024-07-23T11:59:21Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7613-
dc.descriptionABSTRACT This work is structured based on research into some scientific productions published in the main databases of theses and scientific articles that address the role of Physical Education teachers and their relationship with people with Down Syndrome. This research presents a qualitative literature review on scientific studies and investigations according to Qualis of journals established by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES classified in quality strata A2 and B2, during the period between 2012 and 2022 , in seven periodicals in the area, which are: Revista Brasileira de Ciência da Saúde, Motricidade, Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Pensar a Practica, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde and Motrivivência, seeking to identify the benefits and limitations of the activity physical education in children with Down syndrome and how the teacher adapts his pedagogical practice to include people with this condition in Physical Education classes in Basic Education. For data analysis, four categories were created: Inclusion, Pedagogical Practice, Physical Inactivity and Benefits of Physical Activity. The objective of this work is to demonstrate the importance of Physical Education in the development process of children with Down Syndrome, as well as the benefits and how it is applied at school, especially for Basic Education. Given the findings of this review, it was possible to affirm that, even at small levels, the benefits of physical activity are countless in the lives of children and young people with down syndrome, and that improvements are urgently needed, both in the school community and outside of it.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho está estruturado a partir da investigação em algumas produções cientificas publicadas nos principais bancos de teses e artigos científicos que abordam a atuação de professores de Educação Física e a relação destes com pessoas com Síndrome de Down. Esta pesquisa apresenta uma revisão de literatura de natureza qualitativa sobre estudos e investigações científicas de acordo com Qualis de periódicos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES classificados em estratos de qualidade A2 e B2, durante o período compreendido entre 2012 à 2022, em sete periódicos da área que são: Revista Brasileira de Ciência da Saúde, Motricidade, Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde e Motrivivência, buscando identificar os benefícios e limitações da atividade física em crianças com síndrome de Down e, como o professor adapta sua prática pedagógica para fazer a inclusão de pessoas com essa condição nas aulas de Educação Física na Educação Básica. Para análise dos dados criou-se quatro categorias: Inclusão, Prática Pedagógica, Inatividade Física e Benefícios da Atividade Física. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da Educação Física no processo de desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down, bem como os benefícios e como é aplicada na escola, em especial para Educação Básica. Diante dos achados desta revisão foi possível afirmar que, mesmo em níveis pequenos, os benefícios da atividade física são incontáveis nas vidas das crianças e jovens com síndrome de down, e que melhorias são necessárias, em caráter de urgência, tanto na comunidade escolar quanto fora dela.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectatividade física;pt_BR
dc.subjectprática pedagógica;pt_BR
dc.subjectSíndrome de Down;pt_BR
dc.subjectinclusão.pt_BR
dc.subjectphysical activity;pt_BR
dc.subjectpedagogical practice;pt_BR
dc.subjectdown's syndrome;pt_BR
dc.subjectinclusion.pt_BR
dc.titleBenefícios da educação física para crianças com síndrome de down e suas implicações para a práticapt_BR
dc.title.alternativeBenefits of physical education for children with down syndrome and their implications for practicept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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