Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Helen Naruna Souza-
dc.date.accessioned2024-07-23T12:10:02Z-
dc.date.available2024-07-23T12:10:02Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7615-
dc.descriptionABSTRACT The problem of drug use among young people is an issue of global concern, which demands the attention and engagement of various sectors of society, so this work presents physical education as a tool to combat and prevent drug use in school spaces. The main objective of this article is to discuss the contributions of physical education classes to the prevention of drug use in schools, as well as to reflect on drugs in schools, showing that physical education goes beyond the practice of sports. To this end, a systematic review was carried out using the CAPES Periódicos, SciELO and Redalyc databases published between 2014 and 2023. Physical Education classes play a crucial role in the development of students, not only in terms of physical health but also in the preventive aspect regarding drug use. In this sense, educators can take advantage of Physical Education to educate students about the risks associated with drug use. By incorporating content that highlights the harmful health effects of drugs, teachers can raise awareness and contribute to prevention efforts. Although Physical Education is commonly associated with the practice of sports, its scope goes beyond that. Physical Education classes provide opportunities for students' holistic development, covering physical, emotional, social, and cognitive aspects. It is concluded that physical education classes are an effective instrument in the fight and prevention of drug use in school spaces, whether through theory or sports practices, leading students to reflect on the consequences of drug use, placing them as an active subject.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A problemática do uso de drogas entre os jovens é uma questão de preocupação global, que demanda a atenção e o engajamento de diversos setores da sociedade, por isso, esse trabalho apresenta a educação física como ferramenta de combate e prevenção ao uso de drogas em espaços escolares. O objetivo principal deste artigo é discorrer sobre as contribuições das aulas de educação física para a prevenção ao uso de drogas em escolas, bem como realizar uma reflexão acerca das drogas nas escolas, evidenciando que a educação física vai além da prática desportiva. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática por meio da das bases de dados CAPES Periódicos, SciELO e Redalyc publicados entre os anos 2014 e 2023. As aulas de Educação Física desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, não apenas em termos de saúde física, mas também no aspecto preventivo em relação ao uso de drogas. Nesse sentido, os educadores podem aproveitar a Educação Física para educar os alunos sobre os riscos associados ao consumo de drogas. Ao incorporar conteúdo que destaca os efeitos nocivos das drogas sobre a saúde, os professores podem conscientizar e contribuir para os esforços de prevenção. Embora a Educação Física seja comumente associada à prática esportiva, seu escopo vai além disso. As aulas de Educação Física proporcionam oportunidades para o desenvolvimento holístico dos alunos, abrangendo aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Conclui-se que as aulas de educação física é um instrumento eficaz no combate e prevenção ao uso d droga em espaços escolares, seja por meio da teoria ou das práticas desportivas, levando os estudantes a refletirem sobre as consequências do uso de drogas, colocando-os com sujeito ativo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação física;pt_BR
dc.subjectprevenção de drogas;pt_BR
dc.subjectdrogas em escolas.pt_BR
dc.subjectphysical education;pt_BR
dc.subjectdrug prevention;pt_BR
dc.subjectdrugs in schools.pt_BR
dc.titleAs aulas de educação física como instrumento de prevenção ao uso de drogas em escolaspt_BR
dc.title.alternativePhysical education classes as a tool to prevent drug use in schoolspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENNARUNASOUZASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso476,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.