Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, Hipolito Costa do-
dc.date.accessioned2024-07-23T12:16:41Z-
dc.date.available2024-07-23T12:16:41Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7616-
dc.descriptionABSTRACT It is the right of all children, guaranteed by law, to access education, including autistic children. It is at school that students can develop their knowledge individually and are trained to become citizens, also highlighting their differences. It is in this inclusive school context that the theme of this work is addressed, whose objective is to reflect on the contributions of school Physical Education to the psychomotor development of autistic children. Linked to this question, three specific objectives were listed, which are to understand Spectrum disorder in children, reflect on the inclusion of autistic children in the practice of school physical education and analyze the benefits in child development and mastery of psychomotricity that the practice of physical activities can provide. Aiming to achieve the aforementioned objectives, the methodology used in the research was bibliographical review, using articles and course completion works available on the internet. The importance of including children with ASD in the school environment and the relevance of practicing physical activity in this context was observed, a practice that helps the autistic child's psychomotricity, routine, social interaction and relationships.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO É direito de todas as crianças, garantido por Lei, o acesso à educação, inclusive as crianças autistas. É na escola que os alunos podem desenvolver seus conhecimentos de forma individualizada e são formados para se tornarem cidadãos, evidenciando também suas diferenças. É esse contexto escolar inclusivo que trata a temática deste trabalho, cujo objetivo é refletir sobre as contribuições da Educação Física escolar no desenvolvimento psicomotor da criança autista. Atrelado a essa questão foram elencados três objetivos específicos que são: entender o transtorno do Espectro em crianças, refletir sobre a inclusão de crianças autistas na prática da educação física escolar e analisar os benefícios no desenvolvimento infantil e domínio da psicomotricidade que a prática de atividades físicas pode proporcionar. Visando atingir os objetivos citados, a metodologia utilizada na pesquisa foi a revisão bibliográfica, utilizando artigos e trabalhos de conclusão de curso disponibilizados na internet. Observou-se a importância da inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar e a relevância da prática de atividade física nesse contexto, prática que auxilia na psicomotricidade, rotina, interação social e relacionamentos da criança autista.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista;pt_BR
dc.subjectatividade física;pt_BR
dc.subjectinclusão escolar;pt_BR
dc.subjecteducação física;pt_BR
dc.subjectpsicomotricidade.pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder;pt_BR
dc.subjectphysical activity;pt_BR
dc.subjectschool inclusion;pt_BR
dc.subjectphysical education;pt_BR
dc.subjectpsychomotricity.pt_BR
dc.titleContribuições da educação física escolar no desenvolvimento psicomotor da criança autistapt_BR
dc.title.alternativeContributions of school physical education to the psychomotor development of autistic childrenpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIPOLITOCOSTADONASCIMENTOJUNIOR.pdfTrabalho de Conclusão de Curso399,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.