Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7616
Título: Contribuições da educação física escolar no desenvolvimento psicomotor da criança autista
Título(s) alternativo(s): Contributions of school physical education to the psychomotor development of autistic children
Autor(es): NASCIMENTO JUNIOR, Hipolito Costa do
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;
atividade física;
inclusão escolar;
educação física;
psicomotricidade.
Autism Spectrum Disorder;
physical activity;
school inclusion;
physical education;
psychomotricity.
Data do documento: 18-Jun-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO É direito de todas as crianças, garantido por Lei, o acesso à educação, inclusive as crianças autistas. É na escola que os alunos podem desenvolver seus conhecimentos de forma individualizada e são formados para se tornarem cidadãos, evidenciando também suas diferenças. É esse contexto escolar inclusivo que trata a temática deste trabalho, cujo objetivo é refletir sobre as contribuições da Educação Física escolar no desenvolvimento psicomotor da criança autista. Atrelado a essa questão foram elencados três objetivos específicos que são: entender o transtorno do Espectro em crianças, refletir sobre a inclusão de crianças autistas na prática da educação física escolar e analisar os benefícios no desenvolvimento infantil e domínio da psicomotricidade que a prática de atividades físicas pode proporcionar. Visando atingir os objetivos citados, a metodologia utilizada na pesquisa foi a revisão bibliográfica, utilizando artigos e trabalhos de conclusão de curso disponibilizados na internet. Observou-se a importância da inclusão de crianças com TEA no ambiente escolar e a relevância da prática de atividade física nesse contexto, prática que auxilia na psicomotricidade, rotina, interação social e relacionamentos da criança autista.
Descrição: ABSTRACT It is the right of all children, guaranteed by law, to access education, including autistic children. It is at school that students can develop their knowledge individually and are trained to become citizens, also highlighting their differences. It is in this inclusive school context that the theme of this work is addressed, whose objective is to reflect on the contributions of school Physical Education to the psychomotor development of autistic children. Linked to this question, three specific objectives were listed, which are to understand Spectrum disorder in children, reflect on the inclusion of autistic children in the practice of school physical education and analyze the benefits in child development and mastery of psychomotricity that the practice of physical activities can provide. Aiming to achieve the aforementioned objectives, the methodology used in the research was bibliographical review, using articles and course completion works available on the internet. The importance of including children with ASD in the school environment and the relevance of practicing physical activity in this context was observed, a practice that helps the autistic child's psychomotricity, routine, social interaction and relationships.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7616
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIPOLITOCOSTADONASCIMENTOJUNIOR.pdfTrabalho de Conclusão de Curso399,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.