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dc.contributor.authorSANTIAGO, Augusto Zanoni Frade Souza-
dc.date.accessioned2024-07-25T17:52:19Z-
dc.date.available2024-07-25T17:52:19Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7627-
dc.descriptionChatbots have been around for over 20 years and are software based on artificial intelligence (AI) that seek to carry out a communication between the machine and the human being using a branch of AI called natural language processing (NLP). The creation of this type of software is justified due to the high demand for questions with objective answers, making this process much more agile and democratic with the use of a bot. In view of this, this work aims to implement a chatbot to answer frequent questions from users of the campus library of the Federal University of Maranhão. For that, the Python programming language and the Rasa framework were used to implement the bot, since the development process is onerous and full of steps. In addition, due to the need for a multidisciplinary team, part of the bot's content was provided by a student from the university's librarianship area. The testing session was performed automatically with analysis algorithms and metrics such as precision and recall, in addition to the confusion matrix to ensure the quality of the software created.pt_BR
dc.description.abstractChatbots existem há mais de 20 anos e são softwares baseados em inteligência artificial (IA) que buscam realizar uma comunicação entre a máquina e o ser humano com uso de um ramo da IA chamado de processamento de linguagem natural (NLP). A criação desse tipo de software se justifica devido a alta demanda por dúvidas com respostas objetivas, tornando esse processo muito mais ágil e democrático com a utilização de um bot. Em vista disso, esse trabalho tem como objetivo a implementação de um chatbot para atender a dúvidas frequentes dos usuários da biblioteca do campus da Universidade Federal do Maranhão. Para tanto, utilizou-se a linguagem de programação Python e o framework Rasa para implementação do bot, uma vez que o processo de desenvolvimento é oneroso e repleto de etapas. Ademais, devido a necessidade de um time multidisciplinar, parte do conteúdo do bot foi fornecido por uma discente da área de biblioteconomia da universidade. A sessão de testes foi realizada de forma automática com algoritmos de análise e métricas como precisão e recall, além da matriz de confusão para garantir a qualidade do software criado.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectIA;pt_BR
dc.subjectRasa;pt_BR
dc.subjectRule-basedpt_BR
dc.titleDESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CHATBOT PARA PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A LEI DE DIREITO AUTORALpt_BR
dc.title.alternativeDEVELOPMENT OF A CHATBOT SYSTEM FOR QUESTIONS FAQ ON COPYRIGHT LAWpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga

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