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http://hdl.handle.net/123456789/7632
Título: | Religião e arte: produções de imagens dos encantados da família de Légua em São Luís do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Religion and art: productions of images of the enchanted Légua family in São Luís do Maranhão |
Autor(es): | BRITO, Waldeir da Silva |
Palavras-chave: | encantado; imaginário; produção artística; encantado; imaginary; artistic production. |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Este trabalho trata da produção artística a partir de aspectos identificados nas religiões de Matriz Africanas e Indígenas maranhenses. A vivência com este universo religioso se deu a partir de entrevistas com os encantados, vivências nas festas religiosas e os ritos, e, em seguida, na produção de desenhos a bico de pena sobre essas entidades, sendo elas: as imagens de cada entrevistado e a revista Imaginando a Encantaria. No âmbito educacional, foi feito uma oficina sobre narrativas culturais, imaginário e criatividade, para produzir arte, baseada no contexto cultural de alunos e professores através de exercícios sobre criatividade com uso do desenho. Para a pesquisa, foi usada uma abordagem qualitativa, através da visão prática, focada na A/r/ tografia, que permite documentar tanto a pesquisa de campo, como o processo artístico por trás de cada obra RESUMO Este trabalho trata da produção artística a partir de aspectos identificados nas religiões de Matriz Africanas e Indígenas maranhenses. A vivência com este universo religioso se deu a partir de entrevistas com os encantados, vivências nas festas religiosas e os ritos, e, em seguida, na produção de desenhos a bico de pena sobre essas entidades, sendo elas: as imagens de cada entrevistado e a revista Imaginando a Encantaria. No âmbito educacional, foi feito uma oficina sobre narrativas culturais, imaginário e criatividade, para produzir arte, baseada no contexto cultural de alunos e professores através de exercícios sobre criatividade com uso do desenho. Para a pesquisa, foi usada uma abordagem qualitativa, através da visão prática, focada na A/r/ tografia, que permite documentar tanto a pesquisa de campo, como o processo artístico por trás de cada obra desenvolvida, além da teorização sobre tais criações, evidenciando um tipo dife rente de pesquisa feita por um pesquisador que ao mesmo tempo é artista e educador. Palavras-chaves: encantado, imaginário, produção artística. desenvolvida, além da teorização sobre tais criações, evidenciando um tipo dife rente de pesquisa feita por um pesquisador que ao mesmo tempo é artista e educador.___ABSTRACT This research is about an artistic production based on aspects identified in the African and Indigenous religions of Maranhão. The experience with this religious universe came from interviews with the encantados, experiences at religious festivals and rites, and then the produc tion of pen and nanquim drawings about these entities, namely: the images of each interviewee and the magazine Imaginando a Encantaria. In the educational sphere, a workshop was held on cultural narratives, imagination and creativity, to produce art, based on the cultural context of students and teachers through exercises on creativity using drawing. For the research, a qua litative approach was used, through a practical vision, focused on A/r/tography, which allows documenting both the field research and the artistic process behind each work developed, in addition to theorization about such creations, highlighting a different type of research carried out by a researcher who is both an artist and an educator. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7632 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga |
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WALDEIRDASILVABRITO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 71,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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