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http://hdl.handle.net/123456789/7635
Título: | AVALIAÇÃO ESTRUTURAL E ECONÔMICA DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS DIMENSIONADOS PELOS MÉTODOS DNIT E MEDINA |
Título(s) alternativo(s): | STRUCTURAL AND ECONOMIC EVALUATION OF ASPHALT PAVEMENTS DIMENSIONED BY THE DNIT AND MEDINA METHODS |
Autor(es): | NASCIMENTO, André Santos |
Palavras-chave: | misturas asfálticas; método PCI; MeDiNa; custo monetário de pavimentação asphalt mixtures; PCI method; MeDiNa; monetary cost of paving |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O modal rodoviário no Brasil ocupa a maior posição entre os sistemas de transportes mais utilizados. Devido o aumento da demanda, com maior número de veículos e capacidade de carga maiores, surgem desafios para melhoria da qualidade da pavimentação asfáltica empregada nas rodovias brasileiras, com o agravante da defasagem do método de dimensionamento empirístico que ainda é utilizado por norma no país, o método DNER-81, que data do ano de 1981. Esta defasagem pode ser avaliada por meios de ensaios não destrutivos, como o Pavimento Condition Index, que serve como indicador da qualidade do pavimento já executado. Neste cenário, o Método de Dimensionamento Nacional se mostra como promissor no que diz respeitos aos métodos de dimensionamento por sua abordagem atualizada considerando mais fatores determinantes para a qualidade do pavimento. Este trabalho teve como objetivo avaliar e comparar, estruturalmente e financeiramente, o pavimento empregado para determinado trecho da MA-140 com outros pavimentos simulados pelo MeDiNa. A pesquisa partiu de uma análise através do método PCI para avaliar a qualidade do trecho de 5 quilômetros da rodovia e realizou uma comparação estrutural para projeto executado em relação a simulações com diferentes combinações da estrutura do pavimento pelo MeDiNa, além de comparações para estas estruturas com relação ao custo de execução por quilômetro. A partir das simulações e orçamento montados para diferentes combinações de misturas asfálticas possíveis de serem utilizadas seguindo as mesmas premissas do projeto executado, foi possível verificar que a atribuição de outras misturas asfálticas, como o caso de mistura acrescida de material reciclado, MAQ 30% RAP, são mais satisfatórias que a mistura empregada por ter resultado em uma menor espessura decamada de revestimento e um menor custo por quilômetro. |
Descrição: | The road mode in Brazil occupies the highest position among the most used transport systems. Due to the increase in demand, with a greater number of vehicles and greater load capacity, challenges arise in improving the quality of asphalt paving used on Brazilian highways, with the aggravating factor of the lag in the empirical sizing method that is still used as standard in the country, the DNER-81 method, which dates to 1981. This lag can be assessed using non- destructive tests, such as the Pavement Condition Index, which serves as an indicator of the quality of the pavement already built. In this scenario, the National Sizing Method appears to be promising in terms of sizing methods due to its updated approach considering more determining factors for the quality of the pavement. This work aimed to evaluate and compare, structurally and financially, the pavement used for a certain section of MA-140 with other pavements simulated by MeDiNa. The research started from an analysis using the PCI method to evaluate the quality of the 5-kilometer stretch of the highway and carried out a structural comparison for the project carried out in relation to simulations with different combinations of the pavement structure by MeDiNa, in addition to comparisons for these structures within relation to the execution cost per kilometer. From the simulations and budget created for different combinations of asphalt mixtures possible to be used following the same premises as the project carried out, it was possible to verify that the allocation of other asphalt mixtures, such as the case of a mixture plus recycled material, MAQ 30% RAP , are more satisfactory than the mixture used as they resulted in a smaller coating layer thickness and a lower cost per kilometer. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7635 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas |
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