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http://hdl.handle.net/123456789/7637
Título: | ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA BR- 230 (TRECHO SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS – BALSAS) |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS AND IDENTIFICATION OF PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS ON BR-230 (SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS – BALSAS SECTION) |
Autor(es): | PONTES, Thaís Maria Morais |
Palavras-chave: | manifestações patológicas; manutenção; rodovia; método GUT pathological manifestations; maintenance; highway; GUT method |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente artigo é um estudo de caráter exploratório e qualitativo que teve como objetivo principal identificar as características e as possíveis causas das manifestações patológicas de um trecho da BR-230 que liga as cidades de São Raimundo das Mangabeiras à Balsas, localizadas na região Sul do Maranhão, e assim propor alternativas de recuperação e manutenção da via pavimentada. Como se refere a um trajeto intensamente trafegável, devido ao fluxo considerável de pessoas e cargas, torna-se imprescindível manutenções preventivas, a fim de melhorar o desempenho estrutural e funcional do trecho. Dessa forma, por se referir a um estudo em campo para atingir o propósito, foram feitos registros fotográficos e um levantamento visual da situação da rodovia. Com isso, foi possível propor uma ordem de priorização de urgências a partir da aplicação do Método GUT (gravidade, urgência e tendência). De acordo com a norma DNIT 005/2003 - TER, os principais defeitos encontrados foram: panelas, remendos, trincas, ondulações e afundamentos. Dessa forma, através da aplicação da Matriz GUT foi possível observar que manifestações do tipo panelas apresentam maior grau de risco e priorização. Conclui-se que a ausência de restaurações adequadas aumenta o risco de desconforto e insegurança dos usuários. Portanto, é necessário conhecer a origem das causas das deformações no asfalto para que assim se possa aplicar as reabilitações necessárias e de forma correta. |
Descrição: | This article is an exploratory and qualitative study whose main objective was to identify the characteristics and possible causes of pathological manifestations on a stretch of BR-230 that connects the cities of São Raimundo das Mangabeiras to Balsas in Maranhão, and thus propose alternatives for the recovery and maintenance of the paved road. As it refers to an intensely used route, due to the considerable flow of people and loads, preventive maintenance is essential to improve the structural and functional performance of the stretch. Thus, as it refers to a field study to achieve the purpose, photographic records, and a visual survey of the situation on the highway were made, with this it was possible to propose an order of prioritization of emergencies based on the application of the GUT Method (Severity, urgency, and trend). According to the DNIT 005/2003 - TER standard, the main defects found were: pans, patches, cracks, ripples, and sags. Thus, through the application of the GUT Matrix, it was possible to observe that pot-type manifestations present a higher degree of risk and prioritization. It is concluded that the absence of adequate restorations increases the risk of discomfort and insecurity for users. Therefore, it is necessary to know the origin of the causes of deformations in the asphalt so that the necessary rehabilitation can be applied correctly. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7637 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus de Balsas |
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