Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCORREIA, Leonardo Venancio-
dc.date.accessioned2024-07-31T14:00:52Z-
dc.date.available2024-07-31T14:00:52Z-
dc.date.issued2021-09-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7639-
dc.descriptionBearing heating is a major cause of train derailment. The real-time monitoring of these bearings proved to be a great option to try to reverse this scenario, however, only with the system itself, it would not be possible to meet all users needs. From this, this final paper proposes the implementation of a mobile application to collect data from a system and increase the practicality of monitoring them, in addition to perfoming, for a better implementation and improvement of the project, the use of differents techniques to evaluate the usability of the system discussed here (Think Aloud, SAM and SUS). From that, it was possible to obtain feedbacks and usability results provenientes from possible users of the system. Therefore, it was possible to notice how these users behaved when using the application, highlighting opportunities for improving implementation in the cases of Think Aloud and SAM evaluations. Finally, for evaluations using the SUS model, the average scores were all greater than or equal to 70 points, that is, without usability problems.pt_BR
dc.description.abstractO aquecimento de rolamentos é uma das principais causas de descarrilamento de trens. O monitoramento em tempo real desses rolamentos se mostrou uma ótima opção para tentar reverter esse cenário, contudo, unicamente com o sistema não seria possível atender a todas as necessidades de usuários. Desta forma, este Trabalho de Conclusão de Curso propõe a implementação de um aplicativo móvel para colher os dados de um sistema e aumentar a praticidade do acompanhamento dos mesmos, além de realizar, para uma melhor implementação e melhoria do projeto, a utilização de várias técnicas para avaliar a usabilidade do sistema aqui tratado (Think Aloud, SAM e SUS ). A partir disso, foi possível obter feedbacks e resultados de usabilidade a partir de prováveis usuários do sistema. Assim foi possível notar como esses usuários se comportavam ao utilizar a aplicação, ressaltando oportunidades de melhoria de implementação nos casos das avaliações Think Aloud e SAM. Para as avaliações utilizando o modelo SUS, as médias de pontuação foram todas maiores ou iguais a 70 pontos, ou seja, sem problemas de usabilidade.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectTRENS;pt_BR
dc.subjectAPLICATIVO;pt_BR
dc.subjectUSABILIDADEpt_BR
dc.subjectTRAIN;pt_BR
dc.subjectAPPLICATION;pt_BR
dc.subjectUSABILITYpt_BR
dc.titleAvaliação de Usabilidade e Reprojeto de um Aplicativo para Monitorar a Temperatura de Rolamentos em Trenspt_BR
dc.title.alternativeUsability Evaluation and Redesign of an Application to Monitor the Temperature of Bearings in Trainspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlunoLeonardoVenancio___TCC.pdfTCC de Graduação4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.